Neste Papo Express da Bluesoft, Sistema Ideal para Redes Varejistas, Gleyci Souza fala sobre 10 dicas para uma Gestão de Caixa Eficiente – Pt.I

Administrar caixa, custos, investimentos, folha de pagamento, entre outros itens, é indispensável para garantir a estabilidade da empresa. Muitos consultores afirmam que negligenciar essa gestão debilita as empresas, às vezes de maneira irreparável.

Em momentos prósperos, a maioria das companhias consegue ter um bom desempenho e crescer. Mas é só o mercado sofrer alterações para as ineficiências tomarem forma.

O varejista é ousado, guerreiro e vitorioso. Mas muitos ainda mantêm esse vácuo na condução do negócio, que atrasa ou inviabiliza o crescimento saudável. Conforme explicam os especialistas, só se resolve o fluxo de caixa vermelho quando se ataca o que provocou o problema. Ter que cortar gastos onde é necessário e se preocupar com a margem. Para isso, separamos 10 dicas para uma Gestão de Caixa Eficiente e hoje, falarei sobre 5 delas:

• A primeira delas é a Execução. Os bons resultados não acontecem se a operação não estiver bem alinhada. E isso requer processos claros, treinamento, análises, softwares e boa execução nas lojas.

• A segunda é na hora da negociação. O fluxo de caixa no vermelho está muito relacionado a gastar mais do que se ganha. Com isso a empresa perde a capacidade de negociar com fornecedores e compromete toda a operação: fica sem dinheiro para pagar funcionários, deixa de honrar dívidas e acaba buscando dinheiro no mercado, o que só piora a situação.

• A terceira é o Dinheiro. Ao aplicar dinheiro em um projeto, é preciso antes analisar a proposta de valor. Se a ideia é montar uma padaria linda, de grande impacto visual, o público precisa aderir a ideia, caso contrário, esse investimento não valerá a pena. Você irá consumir recursos, sem gerar bons resultados. Fazer algo só porque todo mundo faz não funciona.

• A quarta dica é resgatar projetos na hora certa. Quando um serviço é bem feito, mas não proporciona lucro, elimine do portfólio. Porém, se o desempenho for ruim apenas em função da crise, pense em resgatá-lo quando a economia reagir. A arte do varejo é se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

• A quinta dica é reduza os custos em meio a crise. O difícil é saber como reduzir, escolhendo atividades que não afetem a operação e o atendimento. Isso exige análise detalhada do que é feito, como e com que recursos, em cada setor da empresa.

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