Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão 100% na Nuvem, Gleyci Souza dá continuidade no vídeo sobre 10 dicas para uma Gestão de Caixa Eficiente.

A sexta dica é: não relaxe.

Quando o cenário melhora e as vendas voltam, o varejista tende a ignorar o esforço para reduzir os custos: voltando a contratar muitas pessoas, aderir a muitos projetos e ações que não trazem resultados. Ou seja, deixa de lucrar bem mais e ainda se enfraquece para desafiar novas crises.

A sétima dica é: cresça.

Para crescer em um ano de recessão, a rede precisa avaliar se seu ciclo financeiro garante avanço e se perguntar se a empresa tem o capital, como está o endividamento, se possui caixa suficiente. É preciso ainda analisar o retorno do investimento com base na situação da economia, do mercado, do consumidor. E também calcular o tempo de retorno, de maturação de uma nova unidade.

A oitava dica é: Tenha Habilidade com Números.

Não basta ter os números do Ebitda e acompanhar o seu “sobe e desce”. É importante é conhecer a relação de causa e efeito para melhorar os resultados. Além de capacidade técnica e de liderança, o varejista precisa ter habilidade com os números para enfrentar crises e crescer.

A nona dica é: Explorar Novos Horizontes de Investimentos.

Dispor de terrenos e de lojas de uma maneira diferente também contribui para melhorar os resultados. Um supermercado muito grande pode ter a área reduzida para abrigar uma galeria de lojas ou stands para outros comerciantes. Esse espaço pode ainda ser usado pelo próprio varejista para instalar uma lanchonete ou um restaurante. A ideia não é nova, mas continua sendo uma saída para rentabilizar o ativo e gerar fluxo de pessoas. Vender para uma incorporadora um terreno instalado em área de baixo fluxo de pessoas é uma forma de fazer dinheiro e criar mercado consumidor. A ideia é o varejista negociar a construção de um prédio residencial ou shopping, e o projeto da sua nova loja. Assim, terá o ponto de venda, contará com clientes e reforçará o caixa.

A última dica é: Saiba como lidar com a folha de pagamento.

Tenha cuidado para não manter as mesmas pessoas numa mesma função por muito tempo. Ela vai receber dissídios, além de outros benefícios e, em algum tempo, não entregará mais o equivalente ao salário. Não porque seja incompetente, mas porque o cargo não requer tal remuneração. O varejo precisa se preocupar com isso especialmente nas áreas administrativas. Na operação o turnover se encarrega de evitar o risco.

Assista ao vídeo. =D