Uma coisa que tira o sono do supermercadista, com certeza é a ruptura nas gôndolas. Afinal, ela tende a afastar os consumidores, que com certeza deixarão seu estabelecimento, insatisfeitos. Por isso, contar com algumas estratégias, como a On Shelf Availability (OSA) é importantíssimo para evitar que essa situação ocorra em sua loja.

Por isso, entendendo a importância desse índice para seu supermercado, destrinchamos o OSA no artigo abaixo. Confira!

Antes, o que é o índice On Shelf Availability?

Para começar a entender melhor sobre o que é o On Shelf Availability, podemos simplesmente traduzir esse termo. Em português, ele significa Disponibilidade na Prateleira. 

Ou seja, esse índice auxilia o supermercadista a identificar os motivos que levaram um produto a ficarem de fora da gôndola.

Por isso que, quando falamos sobre melhorar a disponibilidade de produtos nas lojas, é porque ela é essencial para reforçar a fidelidade do cliente e evitar ou diminuir a perda de vendas. Afinal, se um produto não está disponível, é preciso saber qual o motivo. E é aí que entra o On Shelf Availability. Ele é um indicador da cadeia de suprimentos, e tem um papel fundamental para sua operação.

Uma vez que ele permite que você controle a disponibilidade de seus produtos em gôndola, de acordo com índices como o histórico e a expectativa de vendas, considerando sempre aspectos importantes, como a sazonalidade e o dia da semana. 

Consequências da falta de produto nos supermercados

A ruptura nas lojas influenciam bastante no lucro do varejista. Afinal, ela representa uma venda a menos e um cliente frustrado, que possui menos chance de retorno. 

Suas causas são inúmeras, indo desde a falta do produto por um grande volume de vendas impulsionado por uma promoção, até sua indisponibilidade por conta de sua popularidade. De qualquer forma, isso poderia ser evitado caso o seu comprador contasse com o índice de On Shelf Availability para prever essas demandas. 

Podemos citar também a falha no planejamento da loja, que ocasionam as rupturas em suas gôndolas. Outro motivo que é comum, é a demora na entrega do produto pela distribuidora, seja porque ele não chegou ao país ou por problema logístico mesmo. Em todo caso, esse tipo de problema sempre acaba do mesmo jeito, com o consumidor insatisfeito.

Além disso, quando as vendas não ocorrem, toda a cadeia de produção dos suprimentos é afetada, sendo esse, um problema a ser combatido pelo varejo.

E não é para menos que precisamos ter bastante atenção a esse assunto, afinal, o índice de ruptura no varejo do primeiro semestre de 2019, segundo a Neogrid, ficou em 10,5%. Isso só escancara como esse problema afeta os supermercadistas e, principalmente o consumidor.

Sabemos que ela é quase impossível de ser eliminada em sua totalidade, porém, existem alguns esforços que ajudam a diminuir, e muito, esse índice. E contar com o On Shelf Availability é um deles. 

Por isso, vamos entender abaixo quais são os benefícios que ele traz para seu supermercado. Confira!

Os benefícios que o On Shelf Availability traz para meu supermercado

Agora que vimos as consequências que a ruptura de gôndola traz para seu supermercado, vamos entender quais são as vantagens que o On Shelf Availability oferece para o varejista. Elas são:

  • Diminuição das Perdas;
  • Melhora a impressão dos consumidores com o seu supermercado;
  • Aumenta suas vendas;
  • Facilidade de acompanhamento;

Abaixo, vamos entender melhor elas!

Diminuição das Perdas

Contar com o On Shelf Availability é um grande aliado na prevenção de suas perdas. Afinal, sabemos das particularidades de cada produto. As FLVs, por exemplo, possuem um shelf life menor do que um pacote de macarrão.

Além disso, o índice de OSA permite que o varejista calcule e realize a compra correta de seus suprimentos. Isso evita, por exemplo, o acúmulo de muitos itens em estoque, que podem ocasionar a perda por causa da validade.

Melhora a impressão dos consumidores sobre o seu supermercado

Se você possui quase sempre os produtos que seu consumidor busca em gôndola, passa a ideia de que na sua loja, ele sempre irá encontrar tudo o que procura. 

E sabemos como oferecer esse tipo de experiência é fundamental para sua fidelização. Outro ponto positivo, é a “propaganda” positiva que isso traz para seu supermercado, que ficará conhecido por sempre ter os produtos em gôndola.

Aumenta suas vendas

Comentamos acima que as rupturas de gôndolas causam uma perda de vendas alta para o varejo. Por isso é correto falar que contar com o On Shelf Availability faz com suas vendas aumentem. 

Afinal, com seus produtos sempre disponíveis e seu consumidor fiel ao seu supermercado, a tendência é que suas vendas cresçam, diminuindo suas perdas e aumentando seu lucro. 

Facilidade de acompanhamento

Além de todos esses benefícios, o índice OSA te dá uma maior agilidade na conferência dos seus índices de estoque. 

Além disso, com ele, é possível acompanhar o ritmo de suas vendas em tempo real (caso seu ERP seja hospedado na nuvem, como o Bluesoft ERP). Isso permite ao varejista uma maior agilidade para saber quando será necessário repor suas gôndolas ou fazer novos pedidos de produtos, evitando assim, o desperdício em suas operações.

Como o On Shelf Availability ajuda o meu estoque?

Ter uma ferramenta que avisa quando seu estoque está baixo e não dará conta da demanda é essencial para evitar as rupturas, não é mesmo?

O On Shelf Availability possibilita que você realize a gestão da disponibilidade dos seus itens de acordo com a expectativa de compra, o histórico e o volume das vendas. Além disso, conforme falamos acima, esse índice considera a sazonalidade dos produtos e/ou os dias da semana em que eles têm maior saída.

Por isso a importância de contar com uma ferramenta que traga o índice de OSA para você. Com o módulo de BI do Bluesoft ERP, por exemplo, você consegue evitar a ruptura de algumas maneiras. 

Seja pela auditoria de presença, realizada utilizando o celular ou um coletor, até pelo dashboard de Cobertura de Estoque, que te mostra onde está faltando produto, onde está sobrando, qual a cobertura de cada um deles e também os indicadores que irão prever quando será necessário repor o seu estoque. 

Isso garante que você tenha sempre seu produto em exposição, o que faz com que o seu cliente saia sempre satisfeito, uma vez que ele irá encontrar o que procura.

Conclusão

Agora que você sabe a importância de ter como monitorar o índice de On Shelf Availability e como ele impacta na operação do seu supermercado, é hora de colocar a mão na massa! Reveja processos e tenha atenção nas dicas que demos. 

Outra coisa que com certeza irá te ajudar nesse processo e, consequentemente, aumentar seus lucros, é o nosso e-book “Ruptura no Varejo: O que é e como reduzir”. Baixe-o aqui e implemente as melhores práticas para diminuir seu prejuízo com esse assunto!

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