Umas das maiores tendências (e por que não, realidade) no varejo é a ideia de multicanalidade ou Omnichannel. Especialmente em se tratando de redes varejistas que atuam no mercado norte-americano. Porém, modalidades como o P2LU, ou Pick to the Last Unit, têm despertado o interesse dos empresários.

Primeiramente, vamos entender melhor o P2LU:

A ideia do P2LU é que os consumidores possam comprar de qualquer lugar e as lojas devem ser capazes de abastecê-los. Por isso, todo esse processo deve ser simples e sem atritos.

Além disso, é necessário que o varejo tenha uma visão integrada, completa e em tempo real do negócio. Principalmente do estoque das lojas e que veja os centros de distribuição como um único repositório a serviço de múltiplos canais.

Omnichannel e a Macy’s

A americana Macy’s é uma das maiores redes de lojas de departamento do planeta. Ela iniciou suas operações em 1858 e atualmente conta com mais de 800 lojas. A mais famosa delas fica em New York e é conhecida como “a maior loja do mundo” por ter mais de 102 mil metros quadrados.

Mas para chegar nesses números é preciso estar atento a tendências e sempre buscar formas de melhorar a operação. Não é a toa que Terry Lundgren, CEO da Macy’s, afirma que o omnichannel se trata especialmente da otimização dos estoques através de tecnologia.

Pick to the Last Unit (P2LU) e a Macy’s

Foi justamente a Macy’s quem criou o P2LU (Pick to the Last Unit). Esse programa permite que o abastecimento Omnichannel das compras de clientes até a última peça disponível nas lojas. Em outras palavras, se houver uma peça em alguma unidade da Macy’s, ela estará listada para venda no website.

Para conseguir esse nível de acuracidade a Macy’s conta uma série de tecnologias. Entre elas o uso de RFID que ajuda a localizar e contar os itens mais rapidamente nas lojas, além estratégias de prevenção de perdas.

O acuracidade é tamanha que através do site é possível visualizar quais lojas possuem o produto desejado, na cor e tamanho da sua preferência.

Conclusão

Com esse brilhante case, a Macy’s mostrou ao mundo a importância de investir em melhorar a gestão de estoques e oferecer melhores experiências de compra em diferentes canais.

Como está o momento do seu negócio? Será que é omnichannel o suficiente para atrair e agradar os clientes?

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Referências: