Há algum tempo que podemos perceber que a omnicanalidade no varejo já passou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Além do omnichannel, outro fator que, aliado às novas tecnologias, faz a diferença para os consumidores, é o bom atendimento!

Por isso, tornou-se cada vez mais indispensável investir nesses dois pontos em sua loja: as novas tecnologias e no ótimo atendimento.

Afinal, oferecer uma experiência memorável para seu consumidor, é a chave para sua fidelização.

E, para te ajudar nesse desafio e entender como entrar de vez no omnichannel, criamos o artigo a seguir. Nele, te contamos tudo o que você precisa saber sobre a omnicanalidade no varejo. Confira!

Antes, vamos relembrar o que é a Omnicanalidade no Varejo

A omnicanalidade ou o omnichannel é definido de forma simples, como o uso simultâneo dos diferentes canais de comunicação de uma empresa.

Seu objetivo é que o cliente não sinta diferença, sobretudo em relação à qualidade, entre o on-line e off-line ou entre canais de atendimento.

Isso é muito importante, sobretudo no varejo.

Podemos dizer que o omnichannel é um aprimoramento dos métodos multicanais das empresas. Afinal, ele é uma real integração entre o ambiente virtual e o físico.

Possibilitando, por exemplo, que um atendimento comece pela internet e termine com uma ligação telefônica. Ou ainda que alguém possa comprar no site e retirar na loja física (click and collect).

O Omnichannel faz com que o cliente seja o centro das atenções em todas as etapas de venda. Abrangendo desde a concepção do produto ou serviço até o pós-venda.

Sua influência é crucial para facilitar o bom atendimento ao cliente. Porém, vale ficar destacar que seus atendentes precisam estar mais preparados do que nunca para não falhar nesse quesito.

Afinal, um dos objetivos do Omnichannel é fazer com que o cliente tenha uma visão positiva e homogênea da empresa. Por isso, é tão importante ter um atendimento multicanal de qualidade.

Agora, vamos entender melhor alguns conceitos do Omnichannel que visam ajudar ainda mais a vida dos varejistas.

Quais são os principais conceitos da Omnicanalidade no Varejo

Agora que nós já relembramos o conceito do omnichannel e como é sua aplicação, vamos entender quais são os principais conceitos da omnicanalidade no varejo. Elas são:  

  • BOPIS & BORIS
  • ROTIS
  • Drive
  • Frictionless
  • Mapa de calor nas lojas
  • Etiquetas Inteligentes

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses conceitos!

BOPIS & BORIS

Quando estamos falando sobre Omnichannel, dois termos possuem bastante destaque: o BOPIS (Buy on-line, pickup in store, ou em português “Compre on-line e retire na loja”) e o BORIS (Boy on-line, return in store, ou em português “Compre on-line e devolva/troque na loja”).

É legal de analisar que no Brasil, algumas varejistas trabalham com esses conceitos. Podemos citar a Magazine Luiza, como uma das empresas que operam com o BOPIS e o BORIS.

Vale destacar também a presença do varejo alimentar nessa modalidade, uma vez que o iFood permite que você realize os pedidos pelo aplicativo e retire no restaurante de sua preferência. 

Isso elimina o custo do frete e o tempo gasto esperando que a comida fique pronta, agilizando a vida dos consumidores.

ROTIS

Também destacamos o conceito do ROTIS (Reserve on-line, try on in store, ou em português, “reserve on-line, prove na loja”), muito usado no mundo do varejo fashion.

Nesse modelo, o cliente faz a reserva on-line e é notificado quando os produtos estão prontos para serem experimentados na loja escolhida.

Chegando lá, ele recebe uma nova mensagem avisando onde está o provador com as peças escolhidas. Em seguida, ele pode se dirigir até lá, experimentar e comprar as que desejar.

A varejista Nordstrom, conhecida por suas lojas que podem ocupar vários andares em shopping centers, tem usado muito o ROTIS.

Os supermercadistas estão investindo para também oferecer essas comodidades para seus clientes. Aqui no Brasil vemos muitos supermercados regionais fazendo parcerias com empresas como Rappi e Glovo, que permitem que o consumidor faça compras para serem entregues em pouco tempo.

Drive

Algo que está bastante em alta nos supermercados, é o Drive. Temos o exemplo do Walmart, que implementou nos Estados Unidos essa tecnologia e investiu na divulgação por internet e TV. Inclusive, vamos ver abaixo o comercial criado especialmente para o Drive:

Aqui no Brasil, temos o exemplo do Public Supermercados, que investiu no Drive com a tecnologia da Bluesoft e vêm obtendo um resultado positivo com o formato de compra.

Além disso, vale destacar também o James, que fez parceria com o GPA para realizar o delivery de forma rápida para os consumidores.

Frictionless

As soluções de frictionless, ou para diminuir o atrito do consumidor no momento da compra, estão cada vez mais em alta nos supermercados.
Aqui no Brasil, podemos pegar o exemplo da rede Zaitt, que utiliza a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) para realizar o check-out dos produtos. 

Isso faz com que os clientes não tenham que fazer o check-out dos produtos. Afinal, na saída do estabelecimento, a tecnologia realiza a leitura da compra e mostra para o consumidor o resumo do que foi comprado. 

Assim, ele só confirma e escolhe o método de pagamento (reconhecimento facil ou QR Code), debitando do cartão de crédito e liberando o cliente para sair.

Além disso, é cada vez mais comum ver as soluções de self-checkouts e pagamentos via celular. Afinal, elas trazem comodidade e agilidade ao cliente. 

Os principais pontos de atrito que essas tecnologias visam sanar, são:

  • Demora para ser atendido;
  • Filas de forma geral (no supermercado, por exemplo, além da fila do checkout, pode haver demora na fila da padaria, dos frios ou da peixaria);
  • Demora no pagamento;
  • Dificuldade para encontrar um produto na loja.

Mapa de calor nas lojas

As análises sobre a visita do cliente ao site, bem como quais produtos se interessou (clicou ou passou o mouse por cima), quais ignorou, quanto tempo ficou em cada página, quais categorias foram visitadas, qual a taxa de conversão, etc, é algo comum dos e-commerces.

E, essas mesmas métricas eram muito difíceis de se extrair no varejo físico. Porém, isso vem mudando. Agora há uma série de tecnologias com câmeras inteligentes e Internet das Coisas (IoT) que passas essas informações das lojas físicas para os varejistas. 

O case mais famoso que temos em mente, quando falamos sobre isso, é a Amazon Go. Afinal, ela utiliza essa tecnologia para coletar os dados sobre a rota do consumidor, como os produtos que ele se interessou, qual foi o tempo de permanência na loja, dentre outras coisas.

No Brasil já temos algumas startups especializadas nesse assunto como, por exemplo, a Seed Digital, parceira da Bluesoft.

Etiquetas Inteligentes

Em alta na China e em outros países e, já sendo utilizada pela rede Kroger, há algum tempo, as etiquetas inteligentes ou Eletronic Shelf Labels (ESL), são importantíssimas para uma estratégia Omnichannel.

Afinal, com elas, é possível ganhar agilidade na alteração dos preços, podendo criar uma promoção em questão de segundos. 

Além disso, esse tipo de tecnologia consegue se comunicar com os smartphones dos clientes e destaca os produtos das prateleiras que estão nas listas de compras dos consumidores, conforme eles caminham pelo supermercado. 

Isso os auxilia a encontrar os itens mais rapidamente. Vale destacar que também é possível integrar essas etiquetas com o aplicativo do supermercado. Isso permite, por exemplo, que o cliente realize o checkout de suas compras, evitando filas nos caixas. 

Conclusão

Legal entender como funciona a Omnicanalidade no Varejo e como ela impacta não só os consumidores, como modifica também as estratégias de marketing dos supermercados.

Afinal, com a adoção dessas tecnologias, se torna cada vez mais necessário investir na experiência do seu consumidor em suas lojas. Fator determinante para sua fidelização.

E, para ver mais soluções de Omnicanalidade no Varejo, baixe gratuitamente o nosso e-book “Principais Tendências Tecnológicas para Supermercadistas em 2019”. Nele, demonstramos para você, o que há de mais avançado em tecnologia para o varejo!

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