De acordo com o Presidente da Febraban, a oferta de crédito total deve crescer 4,2% em 2018

Em dezembro de 2017, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou que o crédito no país já está retomado e deve crescer aproximadamente 4,2% neste ano de 2018, conforme uma pesquisa realizada pelo próprio Febraban.

Segundo Portugal, o impulso do crédito virá das pessoas físicas, cujos empréstimos deve crescer 5,7%.

Já nos casos dos empréstimos com recursos livres para pessoas jurídicas, de acordo com o presidente da Febraban, o crédito deve aumentar 5,3%, considerando as previsões dos bancos.

Portugal afirmou que o segmento saiu mais forte da recessão do país do que quando entrou. E ele destacou ainda que, desde que a última recessão terminou, o país deve crescer ao redor de 1%.

Ele também garantiu que o setor bancário vai continuar debruçado na redução de custos para baixar os spreads bancários, que é a diferença de quanto um banco paga para captar e o quanto cobra para emprestar.

Os juros com relação aos consumidores e às empresas não só não caíram na mesma proporção da Selic, como ficaram em patamares elevados.

E para sanar questionamentos sobre isso, Portugal rebateu algumas críticas, explicando que a Selic é apenas um dos componentes do spreads, que também é formado por custos de inadimplência, custos operacionais e tributos.

Portugal afirmou também que a melhoria com relação ao ambiente de crédito é outra reforma estrutural muito importante que precisa ser feita no Brasil.

Ele aposta em uma reforma do ambiente de crédito com a retirada de obstáculos ao juro baixo. Para ele, só assim é possível chegar à normalidade nas taxas de juros desejadas.

E sobre a concentração bancária no país, Portugal reconhece que essa é uma realidade, não só aqui mas também no mundo. “Quero reafirmar que somos 100% a favor de mais competição e da livre iniciativa; que apoiamos, toda e qualquer medida que vise elevar a competição no setor bancário que não seja discriminatória”, afirmou o presidente da Febraban.

Fonte: https://newtrade.com.br/economia/oferta-de-credito-total-deve-crescer-42-em-2018-diz-presidente-da-febraban/