No início do ano de 2019 foi publicada uma matéria com esse título no portal de notícias “No Varejo”, importante canal de comunicação do setor, que tem como objetivo buscar e apresentar os melhores exemplos e práticas em relações de consumo no Brasil e no mundo. A matéria, entre outros assuntos, tratava sobre o tema New Retail, termo que vem preocupando muitos varejistas ultimamente.

Mas, você sabe o que é New Retail e como ele vem influenciando os varejistas do mundo e, principalmente, do Brasil?

Por isso, para te ajudar a entender mais sobre esse tema, confira o artigo que a BeePay escreveu em parceria conosco!

New Retail: O que é esse movimento?

O New Retail simboliza uma grande discussão atual do mercado sobre qual é o futuro do varejo ou o varejo do futuro. O conceito, que surgiu a partir do chinês Jack Ma (criador do Alibaba), se fundamenta na tecnologia e na consolidação do uso de dados dos consumidores.

No Brasil, esse conceito ainda está começando a se consolidar, mas já faz parte da pauta do varejo. Ainda mais com a recente regulamentação da LGPD, que entra em vigor em 2020, o debate sobre o uso dos dados está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Num futuro muito próximo, a fronteira entre o online e offline deixará de existir e obrigará o varejo a acelerar seu processo de transformação digital. Os varejistas que construírem negócios baseados nos dados dos clientes para entendê-los melhor e entregar uma proposta de valor relevante serão aqueles que farão a diferença no mercado.

Além disso, é importante notar a importância do Mobile Commerce no New Retail. Afinal, ele é a chave para a omnicanalidade no varejo. Também destacamos as carteiras digitais, já famosas na China e, iniciando sua expansão agora em território nacional.

Afinal, esse tipo de forma de pagamento acaba facilitando a vida de quem não possui uma conta bancária, realidade de cerca de 53 milhões de brasileiros!

Vamos entender o que já vem acontecendo?

Empresas que nasceram num ambiente digital abrindo lojas físicas. Marcas tradicionais ampliando seus canais digitais. Uma verdadeira combinação inteligente do ambiente online com o físico é um caminho sem volta. É indiscutível que as lojas físicas ainda desempenham um papel indispensável na jornada do consumidor. Pesquisa recente aponta que 61% dos consumidores brasileiros acreditam que as lojas são um canal fundamental para a decisão de compra. Atualmente, no setor supermercadista, as lojas físicas ainda representam 98% das compras diárias dos consumidores. 

São milhões de pessoas, todos os dias, comprando dentro das redes supermercadistas. Oferecer uma jornada de compra cada vez mais prazerosa e menos desgastante aos clientes, fidelizando a clientela, aumentando o número de vendas recorrentes e o ticket médio das compras é desafio de quase todo gestor dentro dessa cadeia de valor. E o que vem sendo feito para melhorar essa jornada de compra dentro das lojas?

Agora, vamos falar sobre Inovação!

Muitas novidades têm surgido para melhorar a experiência do consumidor que quer comprar fora das lojas. E, em menor escala, surgem também algumas soluções para quem prefere ir até o mercado. Todas têm como pano de fundo a captação de dados para que a empresa possa atuar eficientemente na gestão do seu negócio. O registro de dados é essencial na busca incansável pela otimização de tempo e recursos, e na construção das estratégias de crescimento das empresas. Mas, você sabe o que o seu cliente realmente quer e precisa?

Certamente, não enfrentar filas e nem perder tempo na hora de fazer compras é o sonho dourado de todo e qualquer consumidor. Para ser mais exato, 67% das pessoas que frequentam supermercados, adoraria não ter que perder tanto tempo e nem sofrer tanto desgaste físico na hora de fazer compras. 

Que tal começar a pensar em como tornar essa experiência mais prazerosa para o seu cliente, já que ele continua frequentando as suas lojas físicas? O tempo em que apenas o preço mais baixo ganhava a preferência do consumidor já era. Hoje, é preciso muito mais para ser escolhido pelo novo consumidor.

Sobre o Autor

Este artigo foi escrito pelo time do Beepay, especialmente para a Bluesoft. O Beepay é uma solução que integra o online e o offline para melhorar a experiência de quem compra in loco.

Com ele, o consumidor pode entrar na loja física e comprar apenas bipando os códigos de barra dos produtos desejados. Sem carrinho, sem cestinha, sem fila.

Para o consumidor, ganho de tempo, praticidade e conforto na hora de comprar, já que ele não precisa carregar nada e nem voltar em casa para deixar as compras.

Para o supermercado, aumento de ticket médio, diminuição nos indicadores de ruptura e dados on time sobre a jornada do consumidor.