A cada dia o consumidor se torna mais informado sobre os produtos, preços, concorrentes, etc. Por isso, fidelizar clientes é um dos principais desafios para empresários de qualquer segmento.

Para o varejista isso é ainda mais problemático, pois ainda há a concorrência com a internet. Por exemplo, basta um smartphone para o shopper entrar na loja, consultar o preço de um produto, pesquisar o preço na internet e sair da loja sem comprar nada.

Nesta guerra onde o preço parece ser o grande ponto, o varejista precisa melhorar a experiência de compra e assim fidelizar clientes. Para isso, é necessário fazer diversos estudos, como uma profunda análise de mercado com uma boa pesquisa de concorrentes.

Além disso, é preciso buscar conhecer o shopper. Por exemplo:

  • Ele é o consumidor do produto adquirido?
  • O quê o atrai para a loja?
  • Qual o seu perfil socioeconômico?
  • Que experiências ele espera ter?
  • E, principalmente, o que faria ele se tornar um cliente fiel? Como ser o Top of Mind dele?
  • Entre outros diversos questionamentos.

É importante ter em mente que estratégias de fidelização são um investimento que fará sua empresa se destacar no mercado. Mais que clientes satisfeitos você deve visar clientes fiéis, que retornam, movimentam seu caixa, e te recomendam.

Mas como fidelizar clientes?

Para responder essa pergunta, reunimos algumas dicas que irão lhe ajudar. Confira!

Conheça seu cliente

Faça pesquisas para conhecer as preferências e o perfil dos seus clientes. Depois crie um plano de ação para estreitar este relacionamento.

Avalie a localização da sua loja

A localização da loja é um fator fundamental para seu sucesso. Por isso, avalie os possíveis concorrentes, o público que irá frequentar a loja e a classe social da região. Isto irá te ajudar, por exemplo, a determinar produtos, marcas e preços a trabalhar.

Variedade de produtos

Não tem nada mais satisfatório para um cliente do que chegar na loja e encontrar o produto que ele quer, da marca que ele quer. Isto, com certeza, o fará retornar na próxima compra.

Em outras palavras, esteva atento a ruptura de estoque e ao ressuprimento das prateleiras.

Identifique o seu melhor produto

Qual é o produto que mais vende na sua loja? Provavelmente este é o produto que mais deve se destacar entre os concorrentes, tanto pela qualidade quanto pelo preço. É ele o que vai atrair seu cliente à loja. Saiba usar isso.

Ofereça formas de pagamentos variadas

Facilitar as formas de pagamento fará com que o seu cliente escolha a sua loja ao invés de um concorrente com formas de pagamentos mais limitadas, porém vale ressaltar a importância de pesquisar sobre as inadimplências (cheques por exemplo), taxas, ou outras formas de pagamento.

Aprimore seu atendimento todos os dias

Conhecendo o comportamento do seu cliente, o próximo passo é saber como ele gosta de ser atendido, entenda qual a percepção de valor que ele possui, isso só será possível através de uma pesquisa de comportamento individual dos seus clientes. O tempo investido nesta pesquisa trará ótimos resultados para a sua loja, pois vai te ajudar a determinar os plano de ações para ter uma excelência no atendimento com um grande número de clientes fiéis.

Ofereça um pouco mais

Uma das partes de Fidelizar clientes é encantá-los. Por isso, busque introduzir elementos que impactem a experiência de compra. Isso, para que os shoppers percebam com mais sensibilidade as coisas que são diferentes de outras lojas. Ofereça, por exemplo: colaboradores ágeis no caixa, serviço de empacotadores, serviço de entrega, estacionamento e etc.

Visite a sua loja

Ande pelos corredores, analise o comportamento dos consumidores, por exemplo:

  • O que estão comprando?
  • Estão com dificuldades de encontrar os preços de algum produto?
  • Há opções diferentes de compra de um mesmo produto?

Estas análises irão te ajudar a desenhar o layout de gôndolas e melhorar a gestão do piso de loja.

Divulgue!

Como dizem, a propaganda é a alma do negócio! Por isso, direcione a propaganda dos seus produtos, crie e divulgue promoções.

As redes sociais são ferramentas poderosas para a comunicação direta com o consumidor final. Além disso, esteja atento também as oportunidades de trade marketing que seus fornecedores possam trazer.

Conclusão

Essas dicas são fundamentais para conhecer o perfil de compra dos consumidores e garantir bons resultados nas vendas.

É importante se colocar no lugar do consumidor, visitar pessoalmente concorrentes e ser exigente quanto à qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos. Pensar nas necessidades do consumidor irá te ajudar a melhorar os processos da loja e fidelizar clientes.

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