Um dos maiores desafios dos gestores é como consultar as informações sobre um negócio. Essa questão é ainda mais complicada quando a operação da empresa conta com equipes externas, principalmente de vendas. Por isso, um sistema de força de vendas é fundamental!

Quer aprender o que faz um sistema de força de vendas e como seu negócio se beneficia dele, além da importância de se automatizar o processo? Então continue lendo!

Automação da força de vendas: o que seria isso?

Muitas vezes, o termo Força de Vendas é usado para designar a equipe de vendas. Porém, na prática Força de Vendas são vendedores seletos com experiência, conhecimento e motivação que os destacam dos demais.

Falamos mais sobre um time de Força de Vendas neste vídeo.

Antes de conhecer o que é um sistema de força de vendas, é preciso entender o que é automação da força de vendas.

Automação da força de vendas é um processo para substituir o trabalho humano pelo realizado por tecnologias em vendas. Quanto mais automatizado é um processo, maior o ganho de produtividade. Isso, seja pela redução do tempo gasto como ao mitigar erros graças a padronização de atividades.

Afinal, o que é Sistema de Força de Vendas?

Um sistema de força de vendas é um software que permite fazer pedidos, orçamentos e vendas de forma externa.

Utilizado prioritariamente pela equipe externa de vendas, um sistema de força de vendas é fundamental para otimizar as rotinas e aumentar o controle de um negócio. Isso tudo através de automatização da força de vendas.

Por que usar um Sistema de Força de Vendas?

Há várias vantagens em adotar um sistema de força de vendas. Com essa solução, vendedores conseguem fazer pedidos de forma ágil e de qualquer lugar.

Além disso, gestores conseguem tomar decisões mais assertivas e desenvolver estratégias que aumentem as vendas e consequentemente o lucro da empresa.

Leia mais sobre como aumentar as vendas com um sistema de força de vendas!

Um sistema de força de vendas impacta também no atendimento e retenção de clientes. Isso porque é comum que além de ERPs, essa solução também possua integração com software de gestão de relacionamento com clientes, ou CRM.

Aliás, você conhece a diferença entre ERP e CRM

Entre os principais benefícios de um sistema de força de vendas, podemos listar:

  • Consolidação de informações, como o estoque;
  • Gestão de equipes de vendas externas;
  • Funil de vendas consolidado;
  • Melhoria da operação com economia de tempo;
  • Eliminação de despesas com criação, armazenamento e manutenção de documentos impressos;
  • Ajuda em Rotinas financeiras.

Mas e os custos disso?

Os custos para adotar um sistema de força de vendas podem variar muito, com soluções que requerem com altos investimentos.

Porém, há aplicativos de sistemas de força de vendas gratuitos, como o Bluesoft Força de vendas. Para utilizá-lo, basta ser cliente do ERP que ele é integrado nativamente.  

O que um bom Sistema de Força de Vendas precisa ter?

Depois de compreender a importância de um sistema de força de vendas, é chegada a hora de buscar soluções. Antes de contratar qualquer ferramenta é preciso analisar o modelo do negócio e o momento da empresa, para que algo benéfico a operação não acabe se transformando em um tiro no pé.

Além disso, é preciso observar alguns critérios sobre os Sistema de Força de Vendas. Por exemplo, se ele possui:

  • Interface intuitiva;
  • Integração com sistema ERP e controle de estoque;
  • Acompanhamento de vendas em tempo real;
  • Consulta a produtos disponíveis para venda para cada cliente;
  • Mobilidade, ou seja, se é possível acessar em qualquer dispositivo móvel, como celulares ou tablets;
  • Operação online e offline, ou seja, se é possível realizar processos offline e atualizar as informações no ERP e no CRM quando acessar a internet.

Depois é necessário analisar se a solução possui certas funcionalidades específicas da rotina da equipe de vendas. Dentre elas:

  • Realizar Pedido de Vendas;
  • Consulta a informações dos Clientes;
  • Controle de Agenda do Vendedor;
  • Consultar as Tabelas de Preço;
  • Consultar o Histórico de Pedidos;
  • Gerar Notificações.

Outro fator fundamental para o sucesso de um sistema de força de vendas é a adoção dele pela equipe. Destaque as vantagens, promova treinamentos e mitigue as resistências.

Conclusão

Percebe como um sistema de força de vendas pode revolucionar a operação de um negócio, impactando diretamente em seu lucro?

Com automação da força de vendas e as ferramentas corretas, sua equipe – seja de vendedores externos ou representantes comerciais – pode focar no que mais importa: vender!

Pensando nisso, a Bluesoft desenvolveu o aplicativo de Força de Vendas integrado com o Sistema Bluesoft ERP.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente no post.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.