Você sabe o que é vitrine virtual e como ela pode ser uma ferramenta interessante para o seu negócio?

Assim como as lojas físicas, muitos e-commerces precisam utilizar elementos que possam atrair a atenção do seu público para os produtos oferecidos pelo local, Isso irá garantir melhores vendas para o estabelecimento.

Nesse sentido, investir em publicidade é uma das formas mais assertivas de fazer com que os seus potenciais clientes cheguem até a sua empresa.

Mas, não é só isso. É preciso contar com características atrativas para que o seu público possa ser impactado com os seus produtos ou serviços, de modo que os resultados do seu negócio seja otimizado.

Se isso é importante para uma loja física, onde os compradores podem analisar o produto de maneira detalhista, para as lojas virtuais isso é ainda mais essencial.

Afinal, se uma pessoa quer adquirir uma calça brim masculina uniforme, ela, sem dúvidas, vai desejar saber a qualidade da peça, assim como as particularidades do modelo oferecido pela loja.

Justamente pensando em suprir essa necessidade por parte dos clientes, as lojas investem na disponibilização de uma boa vitrine virtual. Afinal, ela é capaz de fazer com que os seus clientes se sintam mais confortáveis para comprar produtos na internet.

Por isso, se você possui uma loja online e quer conhecer mais sobre vitrine virtual, entendendo as suas vantagens e características, siga na leitura deste artigo.

O que é uma vitrine virtual?

Como comprador, você é constantemente impactado pela exposição de itens em uma loja, apresentando diferentes modelos de produtos que podem atrair a atenção do público.

Isso pode ser visto em vários tipos de estabelecimentos, indo desde uma loja de venda de roupas femininas até uma loja de móveis especializada em Poltronas.

Na internet também é necessário recorrer a esse tipo de exposição de itens, garantindo que o público de uma loja possa conhecer os produtos oferecidos pelo local.

Para isso, o seu site precisa de uma vitrine virtual, que pode ser personalizada seguindo o design da página, possibilitando que o cliente visualize os itens que você oferece.

Sendo assim, entre as principais vantagens do uso de uma vitrine virtual estão:

  • Apresentação visual dos produtos;
  • Postagem de diferentes opções;
  • Utilização de vídeos explicativos;
  • Aumento do número de vendas, etc.

Apresentação dos produtos

A vitrine virtual é uma das melhores técnicas para promover os produtos que uma empresa oferece, justamente porque ela permite uma apresentação dos itens.

Assim, se um cliente deseja realizar a Impressão de adesivos personalizados, consegue visualizar como será o design de um determinado modelo, ajudando o comprador a identificar se o estilo em questão é o mais apropriado para o seu uso.

Postagem de opções

Ter diferentes produtos anunciados na sua vitrine virtual pode ser o modo mais fácil de garantir que os clientes conheçam os itens do seu catálogo.

Além disso, é muito comum que ao identificar algo que seja do interesse do comprador, ele busque por outras opções, com características diferenciadas, tais como outras cores ou estampas.

Um exemplo disso pode ser o de uma pessoa que busca por Rótulos adesivos e, ao visualizar a vitrine virtual de uma gráfica online, ele queira alterar algumas características do modelo que mais o agradou.

No anúncio da vitrine virtual, você consegue disponibilizar as diferentes opções de um item específico, fazendo com que o seu cliente visualize, de forma rápida, as alternativas daquele produto.

Utilização de vídeo

A vitrine virtual permite que um produto seja explorado por vários ângulos, em diferentes fotos.

Mas, uma das funcionalidades que pode levar ainda mais informações para o público é a disponibilização de um vídeo demonstrativo, apresentando o item de maneira integral.

Assim, quando o cliente quer adquirir alguns itens no supermercado online para fazer uma receita, o varejista pode disponibilizar ela em vídeo. Isso trará mais valor para o consumidor e, consequentemente, irá gerar uma maior fidelização.

Esse elemento pode fazer toda a diferença no momento de compra de um cliente, principalmente quando ele ocorre pela internet. Já que ele faz com que o pedido seja mais assertivo e satisfatório.

Aumento do número de vendas

A vitrine virtual é uma ótima ferramenta para o aumento do número de vendas do seu e-commerce. Afinal, ela facilita grande parte do processo de anúncio de um produto, mostrando fotos, funcionamento e opções.

Afinal, quanto maior o entendimento do comprador sobre o item que ele quer adquirir, maior é o seu contentamento com o processo de compra.

Logo, se você possui uma loja virtual, mas ainda não investiu em uma boa vitrine para ela, certamente está perdendo um grande número de vendas.

As características de uma vitrine virtual

Uma vitrine virtual pode ser a solução mais prática para que empresas dos mais variados segmentos, consigam melhorar os resultados dos seus negócios.

Isso porque ela possui características importantes na divulgação da marca, auxiliando o processo de vendas de modo bastante importante.

Entre as principais, estão a demonstração dos produtos, o apelo visual, o grau de atratividade e o reforço que a marca recebe.

A demonstração dos itens na vitrine virtual

Apresentar o seu produto de modo interessante para o cliente é a melhor maneira de divulgá-lo.

Por isso, ao postar um novo item na sua página, é importante que ele apresente boas fotos e uma descrição direta e atraente. Isso inclina os seus clientes a clicarem na página.

Essa descrição pode conter o nome do produto, o preço, métodos de pagamento, cores, etc.

Desse modo, a visualização do produto é capaz de aumentar o número de visitas e, consequentemente, de vendas.

O apelo visual de uma vitrine virtual

Como é sabido pelos empresários, e em especial aos que vendem produtos físicos, o apelo visual de um item faz a diferença no momento da compra de um cliente.

Ao optar por um determinado produto, o comprador quer saber exatamente o que ele está adquirindo, para que a sua compra seja bem-sucedida.

Um dos grandes desafios em termos de venda online sempre foi a satisfação dos clientes. Isso acontece porque na compra a distância o comprador não consegue tocar e analisar mais precisamente se o que ele está adquirindo vai atendê-lo integralmente.

Nesse sentido, a vitrine virtual vai demonstrar os produtos do catálogo de uma loja de modo bastante simples. Afinal, ela conta com fotos que exploram os itens por diferentes ângulos, gerando assertividade na compra do cliente.

Além de que, quando as fotos são bem-feitas e apresentam detalhes sobre o produto, elas garantem mais vendas para o estabelecimento.

O grau de atratividade de uma vitrine virtual

Ao se comparar a atratividade entre uma publicidade por texto com uma por foto, é possível dizer que a imagem certamente trará melhores resultados.

Isso porque quando um cliente faz uma busca de esquadrias de alumínio branco, ele certamente vai analisar as opções as que mais chamarem a sua atenção esteticamente. Logo depois, ele irá se atentar aos detalhes descritivos.

Nesse sentido, a vitrine virtual é de grande importância, justamente pela sua capacidade de atrair os olhares e a vontade de compra do consumidor.

Esse é o primeiro passo para que o cliente queira conhecer os produtos oferecidos por uma loja. Logo, isso irá garantir que a sua quantidade de vendas seja cada vez maior.

O reforço de marca oferecido pela vitrine virtual

As grandes marcas, sejam elas Fabricantes de etiquetas ou de roupas de grife, apostam na qualidade dos seus artigos para garantir melhores resultados.

Mas há ainda outros elementos que podem fazer com que a marca tenha maior destaque dentro do seu segmento.

Ao buscar por um determinado item na internet, por exemplo, o consumidor quer encontrar opções que sejam do seu agrado. 

Em paralelo, ele quer saber se a qualidade do produto é satisfatória, já que esses são elementos fundamentais do processo de compra.

Se essas características estão presentes na loja, a expansão do negócio  e, por consequência o da marca, estão garantidos.

Além disso, um estabelecimento que investe na divulgação dos seus itens, permite que cada vez mais pessoas conheçam o seu catálogo. Isso reforça a sua presença virtual e alcança cada vez mais pessoas.

Conclusão

Se você é empresário e quer fazer com que seu e-commerce atinja bons resultados, é importante investir em elementos que atraiam o seu público.

A vitrine virtual surge nesse cenário como uma ferramenta de grande eficiência e assertividade.

Uma visualização rápida e simples dos seus produtos certamente irão influenciar diretamente no seu número de vendas.

Por isso, se você ainda não possui uma vitrine virtual na sua loja, mas deseja melhorar os seus resultados, essa pode ser sua melhor alternativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

logistica lean