Neste Papo Express Wilson Souza dá algumas dicas para melhorar a gestão do setor de compras da sua empresa.

Ter uma equipe de compras ineficiente pode afetar toda a Suplly Chain de uma empresa e comprometer seriamente os resultados de vendas do seu negócio. Problemas com comunicação, Fornecedores não confiáveis e acordos comerciais mal feitos são alguns problemas da gestão de compras que causam impactos negativos para todas os demais áreas do seu supermercado.

Por isso confira algumas dicas para aperfeiçoar o seu trabalho e estruturar melhor o departamento de compras da sua empresa.

A primeira é com relação a comunicação. Para você ter uma cartela de produtos adequada a necessidade da sua clientela é necessária que todas as equipes do seu supermercado estejam em harmonia.

Essa comunicação é importante pois sua equipe de compras precisa ter informações detalhadas de cada item, as movimentações de entrada e saída e as quantidades existentes. A partir disso ela poderá definir quais são as quantidades ideais de cada produto e assim montar a planilha de compras ideal.

A segunda dica é sobre a seleção dos fornecedores. Esta é uma das funções mais estratégicas do departamento de compras. pois fornecedores confiáveis cumprem os prazos de entrega e entregam sempre produtos de qualidade.

Por isso mantenha um histórico de cada fornecedor que sua empresa já tenha entrado em contato e adicione informações como feedback de outros clientes, atrasos nas entregas, qualidade dos produtos etc. Lembre-se que a prospecção de novos fornecedores também faz parte do negócio. Em alguns momentos ter uma carta na manga pode salvar sua empresa.

A terceira dica é Negocie bem os termos e condições de compra. É a partir da Negociação com o fornecedor que você conseguirá garantir uma margem maior de lucro para sua empresa.

Agindo antecedência é mais fácil conseguir negociar descontos para quantidades maiores, pedir amostras de produtos, testar novos fornecedores e pedir prazos especiais de pagamento. Lembre-se que condições especiais costumam ser dadas para aqueles parceiros com melhor relacionamento e de longo prazo, por isso aproxime-se do seu fornecedor.

A compra é um processo complexo que envolve diversas tomadas de decisões. e para garantir bons resultados é preciso analisar bem o mercado, ter conhecimento completo da área e acompanhar sempre os resultados.

Assista ao vídeo. =D