Uma empresa competitiva busca reduzir custos em todos os setores de sua operação. Por isso, ter atenção a roteirização de entregas vem ganhando destaque ao longo do tempo por impactar diversas áreas.

Quer aprender o que é roteirização e como sua empresa pode reduzir custos com isso? Então acompanhe:

Afinal, o que é Roteirização?

A roteirização é um importante processo da logística, pois otimiza, de forma inteligente, o uso da frota através da definição das rotas.

O processo de roteirização é a definição das melhores rotas possíveis, sejam em espaços urbanos ou rurais, além de itinerários intermunicipais, interestaduais ou até mesmo internacionais. Esse processo também pode ser multimodal, ou seja, ocorrer por vários formatos de transporte como rodoviário, férreo, aéreo ou marítimo.

Vantagens da roteirização

Com a roteirização, as empresas conseguem entregar os pedidos no menor tempo e no melhor caminho possível. Não só entrega, mas também recolher produtos e insumos fica muito mais fácil com uma boa roteirização.

Vale reforçar que nem sempre o caminho mais curto será o melhor, pois há diversos fatores que devem ser levados em conta ao definir uma rota. Por exemplo:

  • condições da pista, como qualidade do asfalto;
  • riscos da área, como alta incidência de roubos de carga;
  • quantidade de pedágios;
  • distância;
  • restrições de altura de veículos;
  • restrições de tráfego de veículos;

Há inúmeras vantagens em adotar o processo de roteirização, por exemplo:

Agora, vamos nos aprofundar em cada um deles:

Melhorar a Gestão da Frota

Quando as rotas são definidas de maneira inteligente, é possível reduzir bastante os custos com a frota. Isso, pois uma boa roteirização permite:

  • desgastar menos os veículos, seus componentes e quilometragem;
  • reduz o consumo e desgastes dos pneus;
  • reduz custos com falhas mecânicas;
  • reduzir os riscos de roubos de carga ao eleger rotas consideradas mais seguras;
  • e muito mais!

Reduzir custos operacionais

Uma boa roteirização traz uma grande redução de custos, muito além dos relativos à frota. Podemos citar exemplos de custos operacionais diminuídos com uma roteirização eficiente:

  • reduz as horas de trabalho de motoristas;
  • reduz paradas e custos com abastecimentos de combustível;
  • ao reduzir o desgaste do veículo, impacta positivamente nas manutenções regulares.
  • e muito mais!

Reduz tempo de entrega de mercadorias

Boas rotas permitem que as mercadorias cheguem no tempo estipulado. Isso evita imprevistos na operação como rupturas de estoque, além de impactar na satisfação dos clientes.

Aumento da Satisfação dos clientes

Mercadorias que chegam no tempo estimado impactam e muito na satisfação de clientes. E isso vale para vários cenários, como por exemplo:

  • levar produtos do Centro de Distribuição (CD) para as lojas e evitar rupturas;
  • levar produtos do estoque para entrega, no caso de e-commerces ou modelos de negócio com entrega a clientes.

Reduz a emissão de poluentes

Impossível falar de roteirização sem mencionar o impacto disso no meio ambiente. Rotas menores e mais inteligentes resultam em menos horas que o veículo teve que trafegar. E isso impacta diretamente a emissão de poluentes.

Como implantar a roteirização na sua empresa?

Um dos principais aliados de uma boa roteirização é adotar um software de gestão.

No Bluesoft ERP, por exemplo, o processo roteirização é completo. Inclusive ele requer que o pedido faturado seja vinculado ao definir uma rota. Assim, é possível ter todo o registro da operação, do picking até a chegada no destino.

Além disso, há vários benefícios que a automação da roteirização oferece, como por exemplo, repetir uma rota bem-sucedida em próximos pedidos.

Conclusão

Viu como uma roteirização eficiente pode impactar operação, reputação e custos de uma empresa? Motivos mais do que suficientes para ganhar prioridade, não acha?

Por isso, busque soluções que podem automatizar esse processo e trazer ainda mais eficiência e assertividade, como um sistema ERP com módulo de logística.

O Bluesoft ERP, conta com funcionalidade de roteirização e muito mais para elevar o nível da sua operação logística.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.