ROI ou Retorno sobre Investimento é um importante indicador chave de performance (KPI) utilizada para mensurar o resultado financeiro de certo investimento. É aquilo que a sua empresa ganhou ou perdeu, ao investir dinheiro e tempo em determinado projeto.

O cálculo para se obter o ROI é fácil, além de permitir que você saiba se está aplicando corretamente seu capital. Ou seja, se você está ganhando ou perdendo dinheiro como resultado de suas estratégias de investimento.

Utilizamos a fórmula:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

Para obter os valores em termos percentuais, basta multiplicar o valor obtido na fórmula por 100.

Se o ROI calculado for maior que zero, a sua empresa ganhou dinheiro no investimento. Porém há outras variáveis para a análise.

Esse ROI será bom ou ruim dependendo do tempo que você precisou para obtê-lo:

Se o ROI é de 5% ao dia, sua empresa fez um ótimo investimento, mas se o ROI é de 5% ao ano, a sua empresa não fez um bom investimento e perdeu dinheiro. A inflação, as taxas bancárias e os impostos corroem o pouco que se consegue faturar.

Se o ROI for menor que zero, a sua empresa perdeu dinheiro independente do tempo gasto no projeto. Já, se sua margem for de 30%, por exemplo, deve subtrair 70% do valor das vendas para obter o Ganho. Assim, a sua mensuração será baseada no lucro.

E não se esqueça de que o ganho obtido não é necessariamente o valor das vendas, mas sim da margem de lucro que obteve das transações realizadas.

Assista ao Vídeo. =D