Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre Ponto de Pedido.
Para não correr o risco de chegar ao ponto de ruptura nos estoques de sua empresa, você pode optar por um conceito conhecido na gestão de estoques. Como o próprio nome já revela, o conceito de ponto de pedido nada mais é que o momento que o empresário poderá fazer um novo pedido de compras de produtos.
Para formar o ponto de pedido, é necessário conhecer um pouco o fornecedor, pois é nas informações dele que será gerado o coeficiente do ponto de pedido. Pontos que devem ser levados em consideração para formatar o ponto de pedido:
Emissão do Pedido de Compra
Pode até passar despercebido, mas é importante quantificar o tempo de emitir o pedido para o fornecedor.
Preparação do Pedido de Compra
Tempo que o fornecedor leva para preparar o produto e deixá-lo disponível para fazer a entrega.
Tempo para o transporte da mercadoria do fornecedor até a empresa.
Ao conhecer essas variáveis será mais fácil construir um ponto de pedido mais próximo da realidade.
Para ajudar a inserir o ponto de pedido nas mercadorias, basta colocar em prática uma formula conhecida pela prática de gestão do estoque.
O Ponto de Pedido, é igual a média de Consumo das Mercadorias (C), multiplicado pela quantidade de dias que aguardaremos para a reposição( TR ), mais o Estoque Mínimo.
É importante somar o estoque mínimo ao ponto de pedido para saber que, quando o estoque de determinada peça ter o saldo de x unidades, será necessário iniciar o processo de compras.
PP = C * TR + Emn
PP = Ponto de Pedido
C = Média de Consumo das Mercadorias por dia
TR = Tempo de Reposição por dia
Emn = Estoque mínimo.
Assista ao vídeo. =D