Uma das principais mudanças que a Pandemia do COVID-19 nos trouxe, foi a necessidade de investir em ações que beneficiem o entorno das empresas. Com isso, um assunto que está em alta e vem sendo muito divulgado e adotado, é o do ESG (Environmental, Social, Governance), ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança).

Afinal, cada vez mais os consumidores escolhem comprar de marcas que estão de acordo com seus valores e ideologias, como, por exemplo, proteção do meio ambiente, direitos humanos, igualdade de gênero, diminuição das desigualdades, etc.

Porém, você sabe o que é o ESG e como o seu varejo se beneficia, ao adotar ele em seu dia a dia? É visando tirar essa dúvida que criamos esse artigo.

Nele, vamos te explicar o que é o ESG e como adotar ele no seu varejo pode te auxiliar a melhorar a forma como você se relaciona com a sua comunidade e o meio ambiente. Confira!

Primeiro, vamos entender o que é o ESG!

Como nós falamos acima, o consumo com propósito é algo que veio para ficar. Nós abordamos esse assunto no nosso E-Book com as Tendências Tecnológicas para o Varejo em 2020, que você pode baixar gratuitamente aqui

E isso é reforçado por uma pesquisa realizada pela Forrester, que mostra que 71% dos consumidores preferem comprar de marcas que se alinham com seus valores. Ou seja, está cada vez mais importante para as empresas se posicionarem em relação aos assuntos que apresentamos acima. 

E é nesse contexto que entra em cena o ESG! De maneira bem simples, podemos enxergar o ESG como a evolução da sustentabilidade. 

Afinal, a sustentabilidade trabalha em um tripé que considera os aspectos ambientais, sociais e econômicos, permitindo que a atividade da empresa seja perene, ou seja, sustentável a longo prazo.

Já o ESG também trabalha com um tripé, só que ele considera os aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança corporativa na sua empresa, de uma maneira que ela continue gerando receita e lucro, sendo sustentável a longo prazo. 

Ou seja, o ESG engloba muito mais coisas que a sustentabilidade. Por isso, podemos enxergar ele como a evolução desse termo, visando criar uma relação harmoniosa de consumo com a natureza, considerando a importância ao nível social e governamental da sua empresa.

Agora que conhecemos o que é o ESG e a diferença dele para a sustentabilidade, vamos entender como o seu varejo se beneficia dele.

Como o varejo se beneficia do ESG?

Saber como o seu varejo se beneficia de implantar o ESG em seu dia a dia é essencial para que você consiga implementar ele da melhor forma, tirando o melhor proveito dos benefícios que ele te oferece.

Por isso, para auxiliar você, varejista, a entender melhor sobre o ESG, vamos trazer os benefícios que ele te oferece, separando por cada sigla. Confira!

Os benefícios ambientais (E) do ESG para o varejo!

Os benefícios ambientais do ESG para o seu varejo, podem ser obtidos com ações simples e sem grande impacto em seu orçamento.

Algumas coisas que você pode fazer, são:

  • Incentivar a reciclagem de embalagens nas suas lojas;
  • Criar ações para aumentar o uso de sacolas retornáveis;
  • Disponibilizar pontos de coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha;
  • Investir em reciclar o lixo gerado pelo seu negócio;
  • Entre outras ações.

Essas são algumas coisas simples, que você pode implementar para facilitar o seu consumidor a se tornar eco friendly mais facilmente.

E, caso você esteja disposto a investir na infraestrutura de suas lojas, você pode começar pelo uso de alternativas de energia renováveis para suas lojas, como a solar, por exemplo. 

Além disso, reaproveitar a água da chuva para higienizar os locais de alta circulação também é outra maneira de promover um impacto ambiental na comunidade.

Os benefícios Sociais (S) do ESG para o varejo!

Já os benefícios sociais do ESG para o seu varejo, são iniciados pela implementação dele, no DNA do varejo. Dessa forma, todas as pessoas que trabalham na empresa conseguem perceber isso. 

Por isso, vale a pena investir em ações inclusivas internamente. Afinal, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo ou IDV, o comércio representa cerca de 1/4 dos trabalhadores formais brasileiros, logo, podemos concluir que o varejo é a porta de entrada para muitas pessoas no mercado de trabalho.

E ser uma empresa que trata as pessoas como o centro de sua operação se torna cada vez mais importante. O Famoso People Centric

E se engana quem pensa ser necessário focar somente no cliente. É focar também no colaborador, fazer ele se sentir parte da organização, se sentir protegido, respeitado, remunerado de forma justa, ser feliz no trabalho. É praticar o S do ESG, de maneira eficiente no varejo. 

Os benefícios em Governança (G) do ESG para o varejo!

Já os benefícios de se investir em governança no seu varejo, são relacionados com as melhores práticas de gestão existentes no mercado. Por isso, uma alternativa é a de estabelecer um propósito, com missão, valores e visão firmes para o seu negócio, visando fazer a diferença na sua comunidade.

Além disso, outra ação que o varejista pode realizar, é a de criar um conselho consultivo para a sua empresa. Isso ajuda a implementar valores importantes para o crescimento a longo prazo, como a transparência, além de aumentar a visão estratégica, uma vez que pessoas externas trazem uma visão imparcial e sem o viés interno. É a implementação do G no seu varejo!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer o que e o ESG e como o seu varejo se beneficia de cada uma das letras dele?

Vale destacar ainda que, implementar o ESG no varejo não demanda um investimento massivo inicialmente. Porém, é necessário que as ações tomadas sejam verdadeiras e sem o propósito de contar apenas com os benefícios do marketing que elas podem trazer. 

Afinal, o seu consumidor percebe quando as ações são feitas apenas com o intuito de se promover com greenwashing, passando informações frágeis e que não condizem com o real objetivo do ESG, sendo o de fazer a diferença na sociedade e gerando um consumo mais consciente, alinhado aos propósitos dos consumidores.