Muito se fala sobre a Nota Fiscal eletrônica, mas você sabe o que é e para que serve este documento?

Quer descobrir o que é Nota Fiscal eletrônica e o que seu negócio ganha com isso? Então acompanhe:

Afinal, o que é Nota Fiscal eletrônica?

A Nota Fiscal eletrônica ou como é mais conhecida NF-e, é a versão digital da nota fiscal. Este documento tem a função de registrar as operações que envolvem a circulação de mercadorias.

Para a prestação de serviços existe a Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e). Este documento fiscal possui regras e usos próprios.

A NF-e é fundamental para a operação de uma empresa. Pois, com ela é possível obter informações sobre fornecedores e clientes.

Vale reforçar que a NF-e é exclusivamente digital. Assim, para acompanhar a circulação das mercadorias exista o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, ou DANFE.

Sua emissão é obrigatória para todas as transações efetuadas entre pessoas jurídicas, mas é facultativa de pessoa jurídica para pessoa física.

 

Como emitir a Nota Fiscal eletrônica?

Para a emissão de uma nota fiscal eletrônica é preciso que algumas regras sejam respeitadas. Por exemplo, é preciso que a empresa tenha um CNPJ e adquira um certificado digital por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Além disso, a empresa precisa ser credenciada junto à Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Depois disso, é necessário instalar o software específico da Secretaria da Fazenda ou utilizar um Sistema ERP com integração direta com a SEFAZ.

O Bluesoft ERP, por exemplo, além de possuir esta integração também realiza o armazenamento de xmls, realiza cancelamento de notas e muito mais.

Esteja atento ao layout e informações obrigatórias na NF-e pois estas exigências sofrem alterações. Está é outra vantagem de um bom sistema de gestão empresarial, que estará preocupado em atender estas exigências. Para consultar essas mudanças e regras utilize o site da Receita Federal.

Sua empresa está preparada para novo layout da Nota Fiscal Eletrônica 4.0?

Para que serve a NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica é transmitida pela internet e serve para facilitar o trâmite entre o emissor da nota com o comprador e também com os órgãos públicos.

A Nota Fiscal Eletrônica é representada por uma chave de acesso de 44 dígitos, em um arquivo XML que é linguagem digital utilizada em documentos onde dados são organizados seguindo uma ordem pré-determinada.

Conheça os diversos eventos da NF-e e a legislação específica para cada caso.

Qual os benefícios da NF-e?

A nota fiscal eletrônica possui vários benefícios. Porém, destacamos o aumento na velocidade e o ganho de segurança na operação fiscal.

Além disso, a NF-e ajuda o meio ambiente e reduz os custos ao eliminar o armazenamento das notas fiscais impressas.

Conheça outros benefícios da nota fiscal eletrônica!

Conclusão

Agora que você sabe o que é uma nota fiscal eletrônica, é preciso estar atento a adequação.

Como falamos, é importante adotar um bom e confiável emissor de nota fiscal, como um sistema de gestão empresarial. Assim, além de confiabilidade na operação, é possível usar outras funcionalidades, como controle de estoque e acompanhamento de vendas em tempo real.