Há diversos indicadores financeiros que empresas e investidores devem acompanhar atentamente. Um deles é o NOPAT, um número que pode indicar a capacidade de um negócio em ser lucrativo.

Preparado para conhecer o que é NOPAT e a relevância disso para o seu negócio? Então continue lendo:

Afinal, o que é NOPAT?

O NOPAT é um número menos conhecido que outras medidas de lucratividade, como EBIT, EBITDA e outros. NOPAT é a sigla para Net operating profit after taxes, ou em português, lucro operacional líquido depois de impostos.

O NOPAT é mais uma maneira de avaliar a capacidade de uma empresa tem de gerar receita e entender sua lucratividade. Esse número é muito usado por analistas e investidores para comparar os resultados financeiros de uma empresa ao longo de sua história e contra concorrentes.

Inclusive, esse número indica também o valor que poderia ser pago a acionistas e investidores caso a empresa não tivesse nenhuma dívida.

No Brasil, o NOPAT corresponde ao lucro depois da dedução do Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ) e do Contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL).

KPIs que todo Supermercadista precisa acompanhar (Parte 1) 

Importância do NOPAT

Alguns especialistas acreditam que o NOPAT é um indicador financeiro mais completo do que o EBIT e a EBITDA. Isso, pois ele desconta os valores dos tributos aplicados ao lucro. Assim, este indicador seria um valor mais próximo do que a empresa de fato gerou de lucro.

Além disso, uma medida de lucratividade que leva em conta o pagamento de impostos é muito mais adequada à realidade empresarial brasileira, marcada por uma alta carga tributária.

Como calcular o NOPAT?

O NOPAT é calculado reduzindo os custos e despesas operacionais (isso incluindo depreciações e amortizações), ajustes específicos de  cada negócio e o imposto sobre a renda da receita líquida.

Existem algumas fórmulas que você pode aplicar para calcular esse interessante indicador financeiro. Uma das mais conhecidas é:

NOPAT = EBIT * (1 – Impostos)

Conhecer as fórmulas para calcular o NOPAT é muito importante. Mas para uma boa administração financeira pode ser mais interessante contar com um sistema de gestão empresarial (ERP).

Um sistema traz mais assertividade para todas as operações que impactam o NOPAT, desde controle dos gastos operacionais até mesmo apuração de impostos.

O Bluesoft ERP, por exemplo, calcula o NOPAT da sua empresa e exibe esse resultado no mesmo Dashboard sobre EBIT e EBITDA.

Outro fato importante sobre o NOPAT é que ele pode compor diversos outros cálculos de indicadores financeiros, como ROIC (Return on Invested Capital ou Retorno sobre o Capital Investido), por exemplo. Assim, se você o calcular errado, pode haver um efeito cascata.

KPIs que todo Supermercadista precisa acompanhar (Parte 2)

Conclusão

Agora que você sabe o que é NOPAT, espero que tenha ficado claro a relevância desse indicador financeiro.

Outro ponto importante para reflexão é sobre a qualidade das suas informações contábeis. Será que sua empresa controla adequadamente dados sobre estoque, produção e vendas, além das informações financeiras e fiscais atreladas?

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.