A sua empresa vende, paga pelo custo da mercadoria, recolhe tributos sobre as vendas e quita despesas variáveis todos os dias, por último, o valor que sobra é usado para cobrir as despesas fixas e gerar receita, sendo chamado de margem de contribuição ou MC.

A margem de contribuição permite não só prever o lucro obtido com as vendas, como também, definir uma precificação mais assertiva.

Você deve calcula-la em valor e em percentual por produto, categoria, setor e empresa. É o equilíbrio entre a margem alta de alguns produtos e a margem baixa de outros que garante o lucro da sua empresa.

Portanto, entender a sua MC é essencial para definir estratégias de negócios. Por exemplo, em alguns casos onde a empresa conhece seu limite, optar por uma margem de contribuição total inferior às despesas fixas pode ser uma opção para ser mais competitiva em preços. Dessa forma, apesar de estar trabalhando no vermelho ela pode conquistar mais clientes e aumentar sua participação no mercado.

Com a MC estimada, a definição de preços e o controle das despesas variáveis são feitos de forma assertiva.

Muito usada como estratégia, estipular o valor da margem de contribuição como meta para definir um preço mínimo de venda faz parte da garantia que as vendas além de cobrir os custos e despesas do negócio e ainda vão gerar lucro. 

Portando, enxergue a MC como um indicador capaz de propor caminhos mais seguros para sua gestão supermercadista.

Aprenda a calcular a Margem de Contribuição

Agora que entendemos o conceito do indicador, precisamos entender a sua fórmula.

MC = PV – CV

  • MC – Margem de Contribuição;
  • PV – Preço de Venda;
  • CV – Custo variável do produto;

A interpretação do resultado pode ser feita de maneira simples, caso ela seja superior às despesas você tem lucro, caso não, sua empresa sofreu um prejuízo.

Atualizado em: 12/05/2022