As empresas brasileiras estão sujeitas a diversas obrigações acessórias para operar. Uma delas é o Mapa Resumo!

Preparado para saber tudo o que você precisa sobre Mapa Resumo? Então continue lendo:

Afinal, o que é Mapa Resumo?

Mapa Resumo é um relatório com o registro das operações e prestações que passaram pelo ECF, o Emissor de Cupom Fiscal. Este documento é uma obrigação acessória e deve ser gerado diariamente depois da Redução Z.

Lembrando que a Redução Z é o fechamento fiscal diário de um ECF, um cupom onde estão todas as movimentações diárias durante todo o dia de uma loja. Ela só pode ser gerada no encerramento do expediente, pois encerra as operações da Impressora Fiscal.

A principal função do Mapa Resumo é realizar um resumo das operações ou prestações diárias que serão transferidas para o Livro de Saídas.

Como é um Mapa Resumo?

 

Exemplo de Mapa Resumo

 

Minha empresa precisa gerar o Mapa Resumo?

Vale reforçar que nem todas as empresas são obrigadas a gerar o Mapa Resumo. Além disso, as obrigações acessórias podem variar de acordo com o estado do país onde a empresa está situada ou com os quais realiza negócios.

Como exemplo, vamos ver o que diz a Portaria da Coordenadoria da Administração Tributária (CAT) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de São Paulo. De acordo com o artigo 24 da Portaria CAT-55/98, as empresas que não estão sujeitas a essa obrigatoriedade do mapa resumo são as que:

  1. Possuam até três ECFs, o Emissor de Cupom Fiscal.
  2. Não emitam Cupom Fiscal Cancelamento.
  3. Não realizem a operação de desconto em documento fiscal
  4. Não emitam o documento denominado Comprovante Não Fiscal

Além disso, o Mapa Resumo deve ser conservado por até cinco anos depois da sua emissão, junto com os respectivos cupons de Redução Z.

Porém, estas regras podem variar ou mesmo sofrer alterações. Portanto, busque a sua respectiva Sefaz e consulte suas regras para o Mapa Resumo.

Me exigem o Mapa Resumo, e agora?

Para ganhar eficiência e assertividade ao gerar o Mapa Resumo, o ideal é adotar um sistema de gestão empresarial que possua essa funcionalidade. O Bluesoft ERP, por exemplo, permite emitir o Mapa Resumo depois de conferir e auditar todas as Reduções Z.

Além disso, o módulo fiscal do Bluesoft ERP possui diversas funcionalidades pensadas nos desafios e rotinas de varejistas. Como por exemplo, fazer a escrituração, conferência e auditoria fiscal, além de entregar obrigações legais, tais como: SPED ICMS/IPI, SPED Contribuições, SPED ECD, Sintegra, GIA e muito mais.

Acompanhe neste link como é simples emitir o Mapa Resumo com o Bluesoft ERP!

Conclusão

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre o Mapa Resumo, está na hora de garantir eficiência e assertividade nessa atividade.

Possui alguma dúvida ou sugestão? Então comente no post!

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.