Last mile ou em tradução livre para o português, última milha, é uma expressão usada para descrever a última etapa da rota de um produto do centro de distribuição até o seu destino.

Para ilustrar, você pode pensar no transporte de produtos vendidos em um e-commerce, até o usuário que o comprou online. São esses detalhes que te diferenciam de outros concorrentes na hora da tomada de decisão.

Você ganhará muitos pontos de satisfação dos seus consumidores, já que, eles terão uma visão de que sua empresa presta um bom serviço e valoriza uma entrega bem feita e dentro do prazo.

Porém, como funciona o Last-Mile e quais são suas diferenças para a entrega “padrão”? Essa é uma pergunta que normalmente pode surgir quando ouvimos o termo.

E esse é o objetivo desse artigo, tirar as suas dúvidas sobre o Last Mile e te ajudar a entender se ele se encaixa com a realidade do seu varejo. Confira!

 O que é o Last-Mile

Muito conhecido na logística, o last mile é a última etapa do processo de transporte. Ou para simplificar, ele faz parte do lead time, podemos definir a última milha como o período de tempo entre a aprovação do pedido feito pelo cliente até a entrega de fato em seu endereço.

Sabemos que em situações onde a compra tenha sido feita em outro país o tempo de entrega normalmente leva alguns dias a mais, no entanto, nesse caso o last mile só começa a ser contado na etapa em que o produto está em um centro de distribuição no Brasil.

Sendo assim, cabe aos correios do Brasil ou a transportadora responsável por essa entrega final, otimizar a rota para não deixar os clientes esperando.

Podemos ter como exemplo a varejista brasileira Americanas, que promete uma entrega em tempo recorde para seus clientes de diferentes segmentos, como, supermercados, pet shops e restaurantes.

Além disso, um processo de M&A foi feito após a aquisição da startup Shipp e agora o aplicativo que garante entregas em meia hora ou até menos ficou conhecido como Americanas Delivery.

Esse movimento vem se espalhando no setor em resposta a um mercado competitivo. Atualmente, empresas como Rappi e iFood também oferecem um serviço de delivery mais rápido, oscilando entre 15 e 30 minutos após a  aprovação da compra.

Quais são os Impactos do Last-Mile no meu Varejo

Agora que nós já explicamos o que é Last-Mile, é importante conhecer os impactos dele para o seu varejo. Por isso, para te ajudar a entender melhor isso, destacamos eles abaixo:

  • Opções de entregas mais flexíveis;
  • Fator de diferenciação;
  • Serviços de diferentes transportadoras;

Abaixo, vamos entender melhor sobre os impactos do Last-Mile na sua operação! 

Opções de entregas mais flexíveis

Atualmente um dos fatores decisivos na formação de clientes promotores é a forma que as empresas lidam com a entrega.

Com diferentes opções de entregas seu cliente pode preparar suas expectativas diante do valor que está disposto a pagar pela entrega. Além de oferecer uma compra personalizada, afinal, uma pessoa pode estar disposta a esperar cinco dias para receber seu produto com frete grátis e outra pode preferir desembolsar um valor para a mercadoria chegar em até 24 horas, ou até mesmo escolher a retirada na loja mais próxima.

Fator de diferenciação

Mesmo que a antiga estratégia ainda esteja dando certo, continuar oferecendo as mesmas opções que seus concorrentes não é a melhor maneira de se destacar no mercado, já que, sendo assim, não existe nenhuma razão em especial para escolherem a sua empresa no meio de tantas outras. 

O aumento das vendas pode ser drasticamente afetado quando você consegue superar as expectativas de quem fez a compra.

Em conclusão, ter esse diferencial faz com que pensem em você toda vez que precisarem adquirir algo novo.

Serviços de diferentes transportadoras

Segundo uma pesquisa feita pela ABComm em parceria com a ComSchool em 2019, 88,6% das lojas virtuais utilizam os serviços de entrega dos Correios. Porém, contar apenas com a estatal pode deixar o varejo exposto a greves e mudanças repentinas.

Por isso, o melhor é ter à disposição várias opções. Se certifique em validar a qualidade de serviço, o melhor lead time e custo-benefício, além disso, não se esqueça da estrutura de compartilhamento de dados, que atualmente é igualmente importante para varejistas e para os clientes.

Em resumo, disponibilize algumas opções para seus clientes como cálculos instantâneos de valores de fretes e prazo de entrega, assim eles podem escolher a melhor condição para seu destino. 

Conclusão

E não se esqueça, boas opções de prazo de entrega, frete e rastreamento e pontualidade são fatores essenciais para o sucesso da sua pós-venda.

Por isso, sua empresa deve considerar contar com um bom sistema de gerenciamento, capaz de organizar dados em tempo real e garantir que todas as entregas sejam feitas no tempo esperado, e com o menor custo possível.