Você não sabe quanto o seu negócio gera de lucro ou quais atividades concentram mais despesas? Então é quase certo que sua Gestão Financeira precisa de atenção.

Preparado para descobrir o que é Gestão Financeira e suas principais atividades? Então continue lendo!

Afinal, o que é Gestão Financeira?

Podemos resumir a Gestão Financeira como o conjunto de estratégias para garantir os resultados econômicos e financeiros de uma empresa.

A Gestão Financeira controla as entradas e saídas de capital de um negócio. Seu objetivo é gerir os recursos da empresa para evitar despesas e aumentar a lucratividade, garantindo assim um crescimento sustentável.

Processos da Gestão Financeira

A Gestão Financeira é composta de diversos processos que são fundamentais para a saúde econômica do negócio. A forma de executar a Gestão Financeira pode variar de acordo com o porte e segmento de mercado da empresa. Porém, algumas atividades são fundamentais para qualquer negócio, são eles:

Gestão Financeira e Planejamento Orçamentário

O Planejamento Orçamentário é uma poderosa ferramenta de Gestão Financeira. Isso, pois sua função é prever e planejar receitas e despesas que a empresa terá no próximo exercício, assim como planos para contornar problemas de caixa (como empréstimos empresariais)

Além disso, o Planejamento Orçamentário oferece uma base sólida para as metas que a empresa vai estabelecer.

Quem é o Gestor Financeiro?

O objetivo da Gestão Financeira é fazer com que a empresa cresça de forma sustentável e é aí que entra em cena o gestor financeiro. O gestor financeiro é responsável pela gestão e, consequentemente, pela saúde financeira da empresa.

Uma das principais atividades do gestor financeiro é elaborar e controlar o planejamento financeiro da empresa em todos os níveis.

Diferença entre Gestão Financeira e Administração Financeira

Vale destacar a diferença entre Gestão Financeira e Administração Financeira. Para isso, vamos entender a diferença entre os conceitos de gestão e administração.

Administração – Corresponde a planejar, dirigir e controlar pessoas e processos para atingir os objetivos da empresa. A administração responde por definir, organizar, coordenar e controlar os processos.

Gestão – Já a gestão tem o objetivo de motivar os colaboradores e áreas a desempenhar os processos definidos pela administração. A gestão responde por promover a participação, a responsabilidade e a autonomia de funcionários e setores.

Em outras palavras, a gestão faz parte e depende da administração.

Dicas para ter a Gestão Financeira dos sonhos!

Cada empresa tem uma forma de realizar sua Gestão Financeira, mas há algumas dicas que podem ser o diferencial entre crescimento ou falência. Vamos a elas:

  • Registre tudo e use Centros de Resultados;
  • Tenha o lucro como objetivo;
  • Adote um sistema de gestão empresarial;

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas!

Registre tudo e use Centros de Resultados

Fica impossível saber as reais fontes de despesas e receitas e seu desempenho para o resultado da empresa se somente o que é julgado importante é registrado. Não se administra uma empresa com achismos, principalmente uma que deseja crescer e ser saudável financeiramente.

Nesse sentido, os centros de resultados podem ser um recurso que vai elevar o nível da sua Gestão Financeira. Infelizmente, muitas empresas ainda segmentam suas áreas como geradoras de Receitas ou Despesas. Isso cria uma falsa análise de dados, pois existem segmentos responsáveis por ambas. Assim, os centros de resultados, diferente de um centro de custos, se preocupam com a geração de lucro e alcance das metas.

Tenha o lucro como objetivo

Pode parecer óbvio, mas acredite, muitas empresas ainda tomam decisões com outros objetivos. É importante que toda e qualquer tomada de decisão tenha a meta de aumentar os lucros do negócio de forma sustentável.

Assim, é possível ter recursos para reinvestir no negócio, aumentar a produção ou mesmo recompensar colaboradores e acionistas.

Outra forma de aumentar a lucratividade de um negócio é buscar reduzir custos, despesas e perdas. É responsabilidade de todos, do júnior ao CEO, usar os recursos da empresa da forma mais inteligente possível.

Adote um sistema de gestão empresarial

A gestão financeira de qualquer negócio só tem a ganhar com um sistema de gestão empresarial (ERP). Isso, pois essa solução traz produtividade e assertividade para diversas atividades de uma empresa, principalmente para as rotinas financeiras e tributárias.

Além disso, um ERP ajuda a registrar e organizar as informações da empresa, bem como suas movimentações.

Para se ter uma ideia, além de todos os processos da Gestão Financeira que destacamos acima, o Bluesoft ERP oferece ainda um dashboard exclusivo para acompanhar o Planejamento Orçamentário em seu módulo de Business Intelligence (BI).

Conclusão

Agora que você sabe o que é Gestão Financeira é hora de avaliar o seu negócio. Será que a sua empresa é o mais lucrativa que ela consegue?

Outra dica que pode contribuir muito para a qualidade da sua gestão financeira é conhecer os erros mais comuns cometidos pelas empresas. Ao conhecer as falhas é possível evitá-las e se aprofundar em boas práticas.