Preparado para descobrir o que é DRE?

O DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) é um dos instrumentos mais simples, lógico e ao mesmo tempo poderoso que temos disponíveis para analisar e alavancar os resultados de uma empresa, sendo indispensável para qualquer empresa que esteja buscando por aprimoramento na Gestão Empresarial.

O DRE é um relatório que oferece uma junção econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.

Embora seja elaborado anualmente devido às obrigações legais de divulgação, em geral a Demonstração de Resultados do Exercício é gerada também mensalmente para fins administrativos e gerenciais, sendo uma das mais poderosas ferramentas de análise dos resultados para os responsáveis nos diversos níveis de gestão de uma empresa.

O principal objetivo do DRE para sua empresa é detalhar cada passo que compõe o resultado líquido da companhia em um exercício através do confronto das Receitas, Custos e Despesas apuradas, gerando informações significativas para tomada de decisão, auxiliando tanto na avaliação de desempenho geral da empresa, quanto na análise de eficiência dos gestores em obter resultado positivo em suas respectivas áreas.

O mais importante é que o DRE é elaborado de uma maneira sequencial e lógica, o que permite até mesmo gestores não financeiros interpretarem facilmente as informações e entenderem como está sendo composto o lucro líquido da organização, e claro, o que fazer para aumentá-lo.

Assista ao vídeo. =D