Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão 100% em Nuvem, Larissa Ruana fala sobre Depreciação de Bens.

A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou da perca de sua utilidade. Na contabilidade das empresas, a depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.

A depreciação se aplica no caso dos bens que compõem o ativo permanente da empresa, aqueles que foram obtidos com a expectativa de serem usados por mais de um ano. Em geral, o ativo permanente costuma corresponder ao ativo imobiliário, ou seja, os bens que garantem as atividades da empresa e que são usados visando obter benefícios econômicos. Alguns exemplos são os imóveis, as máquinas e equipamentos e os veículos.

A depreciação não cessa quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. E a cota de depreciação a ser registrada na escrituração contábil da pessoa jurídica, como custo ou despesa operacional, será determinada mediante aplicação da taxa de depreciação sobre o valor do bem em reais.

A contabilização da depreciação do ativo da empresa é necessário não apenas para aumentar o controle sobre as finanças e os riscos, mas por ter impacto direto no cálculo dos impostos. Pois ao ser registrada como um custo inerente à produção, a depreciação será descontada do lucro líquido da empresa.

E quando o bem é empregado diretamente na produção, sua taxa de depreciação será contabilizada como custo. Já a depreciação dos bens que não são usados diretamente na produção é lançada como despesa.

Assista ao vídeo. =D