Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre o Cross merchandising.

Dentre as estratégias de gôndola mais utilizadas, vale destacar o cross merchandising. Basicamente, é uma tática focada na exposição cruzada de produtos buscando explorar a complementaridade entre os itens, estimulando a compra por impulso.

Ao cruzar dois produtos que se complementam, você desperta o desejo de compra do consumidor, que provavelmente não teria esse insight se os dois itens estivessem em locais separados.

Por exemplo, ao colocar pacotes de queijo ralado próximos ao macarrão, o consumidor fica tentado a comprar os dois itens, pois essa combinação costuma ser agradável ao público. Porém, se o queijo ralado não estivesse posicionado naquele local estratégico, possivelmente ele seria esquecido pelos clientes.

Além de trazer um melhor resultado nas vendas, o cross merchandising permite um aproveitamento diferenciado do espaço do supermercado. É importante, porém, estabelecer métricas e avaliar constantemente se essas estratégias estão surtindo resultados esperados.

Assista ao vídeo. =D