Uma logística eficiente e compatível com a estrutura de uma empresa é fundamental para o sucesso de suas vendas. Uma técnica logística que pode reduzir custos de estoque e aumentar a velocidade de entrega de mercadorias é o Cross Docking.

Quer saber o que é Cross Docking e como aplicar esse conceito na sua empresa? Então continue lendo este artigo!

Afinal, o que é Cross Docking?

Resumidamente, Cross Docking é o sistema de logística no qual uma mercadoria é enviada pelo fornecedor diretamente para um Centro de Distribuição (CD) que, rapidamente e sem estoques, já prepara a encomenda para o transporte e entrega.

O cross docking também é conhecido como XD.

Esse modelo é baseado na filosofia “just in time“, na qual um item só deve ficar disponível quando é demandado pelo cliente. Isso elimina a necessidade de estoques físicos, diminuindo custos de armazenagem.

Para um processo bem-sucedido, é importante que haja sincronia entre as partes envolvidas: fabricantes, varejistas e centros de distribuição.

Cross Docking na prática!

Uma forma mais intuitiva de entender o Cross Docking é a partir de um exemplo prático!

Imagine uma rede de supermercados responsável por abastecer 10 unidades com três produtos (A, B e C) de fornecedores diferentes.

As unidades comunicam a necessidade dos produtos à rede, que então realiza os pedidos aos fornecedores. No Cross Docking, os fornecedores de A, B e C entregam seus produtos ao Centro de Distribuição. Então, o CD rapidamente organiza e identifica os itens que devem ser enviados a cada unidade, destinando a outro setor da planta, responsável pelo transporte aos lojistas. Assim, em poucas horas, as lojas já estarão abastecidos, sem a criação de estoques pela rede em nenhuma etapa do processo.

Vantagens do Cross Docking

Quando aplicado corretamente, esse processo de logística traz diversas vantagens ao seu comércio! Algumas delas são, por exemplo:

  • Eliminação do Estoque: todas as mercadorias são enviadas dos fornecedores diretamente aos Centros de Distribuição, devendo permanecer lá pelo menor tempo possível. Assim, os comerciantes não precisam acumular estoque para atender a seus clientes.
  • Redução de Custos: em um sistema eficiente, os custos logísticos são reduzidos. Isso porque, além de eliminar gastos com o manuseio das encomendas pelo varejista, os CDs otimizam as remessas para efetuar o máximo de entregas em um mesmo trajeto, o que diminui custos de transporte e distribuição. Isso impacta outros números sobre a operação do negócio, como por exemplo, o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).
  • Entrega mais rápida: ao eliminar a etapa de estocagem, você pode entregar as encomendas mais rapidamente aos seus clientes. Isso, além de aumentar a satisfação do consumidor, torna sua empresa mais ágil e eficiente.

Desvantagens do Cross Docking

Por ser um processo que envolve diversos operadores, além de demandar alta sinergia entre eles, o Cross Docking é muito sensível a falhas. Por isso, as desvantagens desse modelo estão na falta de gerência adequada dos agentes da rede que podem trazer consequências como:

  • Atrasos em entregas: qualquer perturbação na cadeia de eventos desse modelo de logística, como, por exemplo, demora no envio dos pedidos ao fornecedor, pode comprometer todo o processo de entregas das mercadorias. Isso pode causar atrasos nas entregas e insatisfação de clientes.
  • Acúmulo de encomendas: a ideia central desse modelo é a eliminação de estoques. Entretanto, se o CD ou outro elo não funcionar corretamente, itens podem ficar retidos por mais tempo que o desejável. Assim, surgirão custos de armazenamento não previstos e as mercadorias estarão mais sujeitas a danos e extravios.

Como aplicar o Cross Docking na sua empresa

A transição entre modelos de logística é sempre delicada e deve ser muito bem estudada.

Primeiramente, é importante levantar os impactos da alteração em sua Supply Chain. Assim como avaliar se é mais eficiente ter um CD próprio ou terceirizado.

Também é fundamental criar uma equipe capacitada para operar esse processo tão sensível. Una pessoas que consigam dialogar com fornecedores e invista em sistemas de gestão empresarial que contemplem o Cross Docking.

No Bluesoft ERP, por exemplo, é possível selecionar o tipo de distribuição (XD – cross docking) em diversos processos logísticos.

Por fim, antes de aplicar esse modelo, realize testes, por exemplo, com fornecedores e produtos específicos. Busque ter certeza de que encontrou o modelo que se adapta à realidade do seu empreendimento antes de tomar uma decisão.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Cross Docking, será que a logística da sua empresa é a mais eficiente possível?

Aproveite e compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários abaixo!