Há diversos conceitos que podem basear cálculos e relatórios importante para um negócio. Daí a importância de compreender bem o significado e situação de uso de cada um deles, pois as consequências podem ser desastrosas quando mal interpretados ou aplicados erroneamente. Um desses é o conceito de amortização de empréstimos.

Preparado para descobrir o que é amortização de empréstimos, suas modalidades e como elas podem afetar as contas de uma empresa? Então continue lendo!

Afinal, o que é amortização?

Você já deve ter ouvido falar em amortização para empréstimos pessoais e financiamento de bens como veículos ou imóveis. Mas acredite, ao tomar ou conceder empréstimos empresariais também é preciso estar atento ao que, de fato, significa amortização e suas modalidades.

Primeiramente, amortização nada mais é do que quitar uma dívida ao realizar pagamentos periódicos. Assim, você amortiza partes da dívida até que pague tudo.

Esse tipo de amortização também é conhecido como amortização de financiamento, amortização de empréstimos, entre outros.

Porém, quando se paga as parcelas de um financiamento não se amortiza apenas o saldo devedor inicial, pois há ainda incidência de encargos como por exemplo, juros, seguros e outras taxas.

Há algumas modalidades de distribuição de encargos e amortização de empréstimos, porém as mais comuns no Brasil são: Tabela Price ou Tabela SAC.

Vale reforçar que a amortização que estamos falando é um pouco diferente da amortização na contabilidade.

Tabela Price e Tabela SAC

Agora, vamos voltar um pouco e nos aprofundar na tabela price e tabela sac de amortização de empréstimos.

O Financiamento com a Tabela Price, ou Sistema Francês de Amortização, é aquele onde as parcelas possuem um valor fixo, ou seja, o valor das parcelas são iguais até o final do período do financiamento.

Ao adotar a tabela price, os juros são calculados de antemão e distribuídos nas parcelas.

Já na Tabela SAC, ou Sistema de Amortização Constante, os valores das parcelas diminuem até o final do período de financiamento.

Com a tabela SAC há uma amortização constante da dívida e diferença no valor das parcelas se dá por causa dos juros. Como a dívida, efetivamente, diminui ao longo dos meses, os juros que incidem em cima do valor atual da dívida também diminuem.

Qual o melhor método de amortização de empréstimos?

O que vai ditar qual modalidade de amortização adotar é o momento do negócio. Isso, pois enquanto com a Tabela SAC se paga uma quantidade menor de juros, suas parcelas iniciais são mais altas, o que pode comprometer o fluxo de caixa e exercício atual da empresa.

Enquanto isso, na Tabela Price os valores são fixos. Isso permite mais conforto para o caixa da empresa, porém os encargos aplicados são maiores por isso.

Para aprofundar seus conhecimentos nessas modalidades, como calcular, vantagens e desvantagens, recomendo o artigo: Tabela Price e Tabela SAC.

Amortização extraordinária

A amortização extraordinária é muito comum nos financiamentos de pessoas físicas, porém pode ser interessante no caso de pessoas jurídicas. Este tipo de amortização acontece quando o devedor paga um valor fora das parcelas para abater a dívida.

Essa ação pode trazer três consequências:

  • Dependendo do valor, a dívida é extinta;
  • O que foi pago é usado para reduzir o valor das parcelas do financiamento;
  • O que foi pago é usado para reduzir a quantidade de parcelas restantes do financiamento.

Novamente, o que vai dizer qual o melhor caminho para a empresa é seu momento financeiro e seus objetivos. Às vezes, pode ser mais interessante investir no negócio e aumentar sua capacidade de produção.

Porém, caso o Índice de Endividamento Geral ou o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) da empresa estejam muito altos, pode ser interessante realizar uma amortização extraordinária.

Amortização e sistema de gestão empresarial

Existem diversas ferramentas financeiras que podem ajudar muito uma empresa, tenha ela tomado ou concedido o empréstimo. Um sistema de gestão empresarial (ERP) pode executar o fluxo de caixa, realizar operações bancárias e mais.

O Bluesoft ERP, por exemplo, ainda simula em tempo real os valores das parcelas nas tabelas SAC e Price. Isso, valendo para empréstimos empresariais tomados ou concedidos, o que eleva a qualidade das decisões.

Conclusão

Viu como a amortização pode fazer a diferença nos resultados financeiros e operacionais do seu negócio?

Seja amortização ou amortização contábil, não negligencie fatores que podem refletir na saúde financeira do seu negócio.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.