Desde o surgimento da Prevenção de Perdas na década de 60 até os dias atuais, a área sofreu diversas mudanças.

Ela começou com o objetivo de monitorar furtos e roubos, porém limitavam-se apenas a uma postura reativa, passando para os dias atuais que tem como papel previnir que o varejo perca grandes quantidades de dinheiro, mas precisamos sempre estar um passo a frente quando o assunto é estar atento as novidades do setor varejista.

O que mudou?

Um fato estudado pela NRF em dezembro de 2020 foi de que, nos EUA, o crime dentro do varejo aumentou entre 2019 e 2020. Mesmo com a pandemia, o crime organizado custou ao varejista estadunidense uma média de U$ 719.548 por U$ 1 bilhão em vendas, como resultado, 61% dos comerciantes estão priorizando este problema há mais de cinco anos. 52% deles estão focando em tecnologias adicionais e 36% aumentaram seu orçamento anual com prevenção de perdas. Para isso, os varejistas, que já investem em vigilância eletrônica de artigos (EAS), começaram a adicionar identificação por radiofrequência (RFID) e GPS para reduzir os prejuízos.

Sobre o futuro da Prevenção de Perdas

Em um artigo lançado pela Loss Prevention Magazine, as apostas para o futuro da Prevenção de Perdas está em ter um ecossistema conectado para prevenir perdas, de forma que, atenda todas as necessidades de um varejo, como por exemplo: o acompanhamento do carregamento e descarregamento, inspecionar rotas de caminhos para reduzir atrasos e potenciais roubos, rastreamento do produto desde sua origem até o consumidor.

As tecnologias de inteligência artificial para apoiar as compras online validarão a identidade e o endereço do indivíduo antes, durante e após a transação para entrega e devoluções, com biometria de rosto e voz de dispositivos móveis usados ​​para validar pedidos e impactar significativamente a fraude online.

Já dentro das lojas, prateleiras inteligentes que consigam rastrear a disponibilidade dos produtos que são conectados aos sistemas de checkout, identificando a venda dos mesmos, assim, impedir a retirada de produtos que não foram pagos, estarão conectados ao sistema de câmeras CFTV que possuem reconhecimento facial e recursos para identificar infratores reincidentes e crimes relacionados.

Carrinhos de compras inteligentes conectados a scanners que rastreiam o produto colocado e evitam perdas na parte inferior da cesta para evitar a oportunidade de vendas perdidas. Há até mesmo carrinhos que travam antes de sair do perímetro da loja para evitar a saída de pessoas com mercadorias não pagas.

Outro artigo publicado pela Loss Prevention Magazine Europe prevê que a perda também ocorre com as informações dos clientes e que cada vez mais os dados dos consumidores devem ser protegidos, por exemplo: quando o cliente compra na Amazon, eles conhecem tudo sobre o comportamento do mesmo.

Já o varejo físico corre para não ficar para trás, coletando dados com cartões fidelidade, cadastro para usar wi-fi, beacons (Os beacons são dispositivos que, quando instalados no local, conseguem identificar qualquer dispositivo móvel, tal como os smartphones) etc.

Todos estes dados precisam ser muito bem protegidos pelo varejista, pois podem ser perdidos ou roubados, assim, a reputação da marca também fica em jogo. A partir disso, cresceu-se o valor investido em segurança de dados já que se tornou algo crucial.

Fique ligado!

Um ponto interessante levantado pelo artigo é que a equipe de Prevenção de Perdas deverá, cada vez mais, usar a experiência e conhecimento para identificar as vulnerabilidades de um projeto e nos planos de implantação que podem levar a perdas. Essa equipe precisa ser relevante no local de trabalho, pois é ela que irá antecipar e buscará oportunidade para agregar valor único, como consequência, isso ajudará os negócios a entregar inovações mais rapidamente.

Novas tecnologias, novos meios de resolução de problemas e incertezas no caminho sempre farão parte do futuro. Cabe ao varejista estar pronto para aceitar aquilo que trará benefícios, seja a curto, médio ou longo prazo.

Quer conhecer mais sobre Prevenção de Perdas? Confira nosso episódio do Bluesoft Podcast sobre o tema!

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