Neste dia 17.01 chegou ao fim mais uma edição do maior e mais importante evento de Varejo do Mundo, a Feira NRF Big Show, organizado pela NRF (National Retail Federation), que ocorre anualmente no mês de janeiro na cidade de Nova Iorque, EUA, reunindo os principais executivos atuantes no mercado de varejo online e offline do mundo.

O evento principal é o congresso mundial de varejo com duração de quatro dias com intensos debates e apresentações dos principais atuantes do segmento. Em paralelo, com duração de dois dias (segunda a terça-feira) ocorre a NRF Expo, uma exposição com fabricantes e demais provedores de soluções para o varejo para frente de loja, backoffice, marketing, atendimento, CRM,etc.

Neste Ano a Bluesoft ficou ligada em todos os conteúdos disponibilizados pelo site oficial para montar esse post com os principais pontos abordados no evento. Vamos lá?

 

Pré-evento

Antes de começar o congresso e as apresentações, á area de pesquisa do NRF conversou com diversos palestrantes do evento perguntando como eles imaginavam o Varejo do Futuro. E qual caminho o segmento varejista iria se focar para esse ano de 2017. Desconsiderando os produtos e marcas apontadas durante a pesquisa, alguns pontos em comum surgiram.

Consumidores

Quer se trate de aprimorar o que seu cliente realmente quer, adaptando-se para seguir as prioridades do cliente ou criando uma experiência inesquecível e personalizada, o cliente governará 2017.

Tecnologia

Inovações e capacidades técnicas continuarão transformando a experiência de compra no varejo – do móvel à personalização – trazendo inteligência artificial e realidade aumentada para fora do futuro e para o presente.

Liderança

O cenário varejista global continuará evoluindo, principalmente as grandes parcerias, inovação inteligente, adaptação rápida e olhar além de canais de varejo que levará ao sucesso em 2017.
Fonte: Retail-predictions-2017

 

Evento

A edição de 2017 da NRF Big Show, foi marcada por diversos tipos de conteúdo – Podcasts, Meetups, Palestras, Discussões em grupo entre outras coisas e deixou claro que só introduzir tecnologia nos negócios, simplesmente para ficar “na moda” não repercutirá na inovação que o varejo mundial precisa. O foco do setor agora são as pessoas, ou seja toda tecnologia que for implantada deve buscar sempre a maior e a melhor experiência do consumidor e colaboradores.

Abaixo destacamos as principais palestras do evento:

 

The Store of the Future: Startups Transforming Bricks-And-Mortar Retail

O setor de varejo está vendo tecnologias disruptivas que estão mudando seus modelos de negócios. Nessa discussão diversos empreendedores do varejo, que tiveram carreiras em marcas como Vogue, Google, Burberry, Limited Brands, Limelight, AHAlife mostraram como criaram seus negócios a partir de idéias radicais.

Esses varejistas “radicais” discutiram como o consumidor mudou e como a influência de novas tecnologias, como a realidade aumentada, a inteligência artificial, a realidade virtual e até a robótica, está mudando a maneira como os consumidores compram, interagem com marcas e fazem Decisões de compra. Estes varejistas disruptivos e bem-sucedidos também discutirão o papel dos grandes dados e como competir em um nível global.

 

A View from Walmart: How Retailers are Creating Economic Opportunity

Como o maior varejista do mundo, a Walmart tem 2,3 milhões de associados que atendem às necessidades de mais de 260 milhões de clientes por semana. Nesta palestra o Diretor de Sustentabilidade da Walmart e a presidente da Walmart Foundation, Kathleen McLaughlin, descrevem os compromissos da empresa em matéria de mobilidade no local de trabalho, promoção da carreira e esforços de sustentabilidade global.

 

The New Currency for Retail Marketers

Nesta apresentação os palestrantes contam como os dados tornaram-se rapidamente a ferramenta mais poderosa no mundo de marketing de hoje. À medida que surgem mais e mais mídias sociais e outras plataformas digitais, as ferramentas de análise de intenções de compra ajudam os profissionais de marketing a segmentar os consumidores e contextualizam as ofertas em tempo real.

Essa palestra foi ótima para descobrir como os principais especialistas em publicidade e marketing de varejo estão mudando a maneira como alocam investimentos de mídia e geram novos conceitos criativos de propagação da marca.

 

The Rebirth of Retail, and the Convergence of Online and Offline Technology

Neste painel de discussão, os fundadores da Rebecca Minkoff, uma das marcas de mais rápido crescimento e mais inovadoras digitalmente na moda, e Quotidian Ventures, um fundo de capital de risco em fase inicial, discutiram a integração de tecnologias on-line no varejo off-line e o uso de Tecnologias interativas de ponta para impulsionar o valor on-line e no varejo.

 

How Technology Fuels Kohl’s Omnichannel Innovations

No ambiente de varejo omnichannel de ritmo acelerado de hoje, as expectativas de que a tecnologia vai entregar estão em um prêmio. O diretor de tecnologia da Kohl, Ratnakar Lavu, compartilhou a sua experiência em tecnologia de condução para transformar uma loja de departamentos tradicional num retalhista líder em omnichannel.

Ele abordou a colaboração entre as equipes na sede de Kohl em Menomonee Falls, no Wisconsin e no Centro Digital Kohl em Silicon Valley. Além disso ele contou algumas iniciativas recentes orientadas aos clientes, incluindo o aplicativo móvel da Kohl e a carteira digital, Kohl’s Pay, e a importância da inovação digital contínua.

 

E muito mais!

Foram mais de 300 palestrantes durante os 3 dias de eventos com diversos workshops interativos e muita discussão sobre como o varejo mudou e continuando mudando, sempre evoluindo e trazendo cada vez mais inovações para a sociedade de vários países.

 

Conclusão

Sabemos que o varejo é extremamente importante (para todos os países) como impulsionadores da economia e, em tempos que só se fala em crise e mudanças nas relações políticas e econômicas, a NRF Big Show trouxe diversos empreendedores de referência para o setor para compartilhar suas experiências e o que pensam sobre eles.