Atualmente, alguns fornecedores enviam o XML da nota fiscal eletrônica com o CST do PIS e da COFINS igual a 1 (Tributado), porém enviam a alíquota como zero, gerando inconsistências. No entanto, o sistema Bluesoft importa o arquivo com status de falha, não permitindo que a NF-e seja recebida, por causa desta inconsistência.

Para atender algumas solicitações, foi criado um novo parâmetro comercial, que permitirá a importação do arquivo da NF-e, mesmo existindo este tipo de inconsistência. Nesta importação, o sistema aplicará o PIS e COFINS baseado no cadastro do produto, visto que as informações de PIS e COFINS do arquivo XML, para este determinado produto não são confiáveis. Veja a seguir:

 

Tela de parâmetro comercial com novo parâmetro.

 

Quando o parâmetro comercial estiver habilitado, o sistema importará a NF-e, no entanto continuará exibindo as inconsistências como mensagens de alerta. Veja a seguir:

 

Tela de consulta do processamento do NF-e. NF importada com inconsistências de PIS e COFINS.

 

Quando o parâmetro comercial estiver desabilitado, o sistema importará a NF-e, porém com status de falha, impedindo seu recebimento. Veja a seguir:

 

Tela de consulta do processamento do NF-e. Nota Fiscal não gerada por causa da inconsistências de PIS e COFINS.

 

Observação: Por padrão este parâmetro comercial estará habilitado. Havendo a necessidade de bloquear o recebimento da NF-e por causa de inconsistências, basta apenas desabilitá-lo.