Atualmente, existem alguns lançamentos que são realizados no sistema, advindos de documentos não fiscais, como por exemplo o lançamento de despesa com aluguel de imóvel. Esse tipo de operação dá direito a crédito de PIS e COFINS, quando o imóvel pertencer a uma pessoa Jurídica. Para se beneficiar desses créditos, fez-se necessário efetuar algumas melhorias na tela de lançamento de despesa com aluguel de imóvel. Veja as alterações a seguir:
As alterações foram realizadas apenas na tela inicial. As próximas telas continuam com o mesmo comportamento.
Nesta operação, além de ser gerada uma duplicata de pagamento, o sistema também criará um novo lançamento, que de acordo com a legislação denomina-se: Demais Documentos (Documentos não Fiscais). Esses lançamentos não fiscais serão visualizados a partir do menu Contábil> Escrituração Fiscal> Conferência de Demais Documentos. Veja a seguir:
Além de visualizar todos os documentos não fiscais, nesta tela será feito a conferência desses lançamentos. O processo de conferência seguirá o mesmo principio da escrita fiscal, onde faz-se necessário conferir e aprovar os lançamentos. Uma vez aprovados, passarão a fazer parte da apuração de impostos Federais. Veja a seguir o processo de conferência:
Ao clicar no ícone da lupa será exibida a tela de detalhes do lançamento. Veja a seguir:
Caso seja necessário, nesta tela pode-se efetuar algumas alterações, como por exemplo:
- Descrição: Refere-se a descrição do lançamento.
- Base de cálculo: Refere-se ao valor da base de cálculo de PIS e COFINS, utilizada para calcular os impostos.
- Aliquota de PIS e COFINS