Atualmente, existem alguns lançamentos que são realizados no sistema, advindos de documentos não fiscais, como por exemplo o lançamento de despesa com aluguel de imóvel. Esse tipo de operação dá direito a crédito de PIS e COFINS, quando o imóvel pertencer a uma pessoa Jurídica. Para se beneficiar desses créditos, fez-se necessário efetuar algumas melhorias na tela de lançamento de despesa com aluguel de imóvel. Veja as alterações a seguir:

 

As alterações foram realizadas apenas na tela inicial. As próximas telas continuam com o mesmo comportamento.

 

Nesta operação, além de ser gerada uma duplicata de pagamento, o sistema também criará um novo lançamento, que de acordo com a legislação denomina-se: Demais Documentos (Documentos não Fiscais). Esses lançamentos não fiscais serão visualizados a partir do menu Contábil> Escrituração Fiscal> Conferência de Demais Documentos. Veja a seguir:

 

Além de visualizar todos os documentos não fiscais, nesta tela será feito a conferência desses lançamentos. O processo de conferência seguirá o mesmo principio da escrita fiscal, onde faz-se necessário conferir e aprovar os lançamentos. Uma vez aprovados, passarão a fazer parte da apuração de impostos Federais. Veja a seguir o processo de conferência:

 

 

Ao clicar no ícone da lupa será exibida a tela de detalhes do lançamento. Veja a seguir:

 

Caso seja necessário, nesta tela pode-se efetuar algumas alterações, como por exemplo:

  • Descrição: Refere-se a descrição do lançamento.
  • Base de cálculo: Refere-se ao valor da base de cálculo de PIS e COFINS, utilizada para calcular os impostos.
  • Aliquota de PIS e COFINS
Observação: Esta operação também servirá para os lançamentos de Cobrança de aluguel de imóvel, no entanto, estes gerarão débitos ao invés de crédito.
Caso exista algum documento não fiscal, que de direito a crédito de PIS e COFINS, não contemplado nesta operação, entre em contato com o suporte técnico.
 
Nesta primeira versão o sistema não alimentará a apuração de impostos Federais. Na próxima versão, além de alimentar a apuração, esses dados serão exportados para o SPED PIS/COFINS, no bloco F. Aguarde.