Com intuito de atender todas as operações das notas fiscais de Remessa e Retorno de Vasilhame ou Sacaria, foi inserida uma nova funcionalidade na tela de retorno. Esta nova funcionalidade permitirá que o usuário emita a nota de retorno para outro destinatário, diferente do emitente da Nota Fiscal de origem. Este tipo de operação é conhecida como Operação Triangular. Uma prática bem conhecida ocorre nas operações envolvendo paletes. Veja um exemplo a seguir:

Neste exemplo temos três empresas envolvidas. São elas:

  • CHEP do Brasil – Empresa fornecedora de paletes;
  • Unilever – Empresa fornecedora de produtos para venda – Indústria;
  • Supermercados: Loja;

 

  1. A empresa CHEP emite uma nota de remessa de Vasilhame ou Sacaria para a empresa Unilever, referente aos paletes;
  2. A Unilever por sua vez emite uma outra nota de remessa de Vasilhame ou Sacaria para o Supermercado, contendo os mesmos paletes;
  3. Quando solicitado, o Supermercado deve emitir a nota de retorno de Vasilhame ou Sacaria diretamente para a empresa CHEP, ao invés de emitir para a Unilever, empresa que emitiu a nota de remessa;

 

Palete: Estrado de madeira, plástico ou metal destinado a facilitar a movimentação, armazenagem e transporte de mercadorias ou bens.

 

Para que esta operação seja realizada no sistema, deve-se proceder da seguinte forma:

  1. Edite o cadastro do fornecedor (que neste exemplo é a Unilever);
  2. Selecione a aba Fornecedor;
  3. Selecione o destinatário do retorno de Vasilhame e Sacaria na opção Destinatário da Devolução de Vasilhame ou Sacaria, que neste exemplo é a CHEP;

 

 

Veja exemplo a seguir:

 

Tela de edição do cadastro do Fornecedor :

 

Após definição do destinatário no cadastro do fornecedor, o sistema exibirá na tela de retorno de Vasilhame ou Sacaria um combo de fornecedor, já com o destinatário definido no cadastro selecionado. Veja exemplo da figura abaixo:

 

Tela de retorno de Vasilhame ou Sacaria com combo de seleção de destinatário:

 

 

Neste combo serão exibidos os dois fornecedores envolvidos na operação (CHEP e Unilever), permitindo alteração por parte do usuário.

Observação:

Caso o cadastro do fornecedor não tenha a definição de Destinatário da Devolução de Vasilhame ou Sacaria, o combo de destinatário não será exibido na tela de retorno, e automaticamente a nota será emitida para o segundo fornecedor, que neste exemplo é a Unilever.

 

Na emissão de devolução de Vasilhame ou Sacaria no ato do recebimento, o sistema terá o mesmo comportamento.