Dia 08 de Março é o Dia Internacional da Mulher, mas foi-se o tempo em que se comemorava apenas dando flores ou presentes. Com o passar dos anos, as mulheres vêm ganhando força fora de suas casas, com jornadas duplas ou triplas de trabalho, pois também são mães e esposas. 

A força feminina de trabalho sempre foi muito questionada, mas hoje já é de conhecimento popular que elas podem construir e administrar grandes empresas na linha de frente. Segundo um estudo realizado pelo Grupo Mulheres no Varejo, aproximadamente, metade dos trabalhadores no comércio são mulheres, mas apenas 16% estão em cargos de liderança. 

Outro estudo feito por Monique Cardoso, mestre em Gestão para Competitividade pela FGV apontou que 52% das empresas de capital aberto com alta pontuação em ESG (Environmental, Social and Governance) possuem mulheres nos cargos de diretoras, porém, 17% destas empresas não possuem mulheres executivas dentro de conselhos administrativos.

Durante um episódio do Podcast A+, foi levantado que no último IBGE indicadores revelam que mesmo mulheres em posição de liderança ganham 23% a menos. No caso de mulheres negras, a discrepância é ainda maior, chegando a 55% inferior à dos homens brancos.

A luta não é fácil para as mulheres. A busca pela equidade em um ambiente corporativo também leva a empresa a patamares de empresas inovadoras, capazes de atrair talentos e conquistar novos mercados. Foi através dessa luta que surgiu o Instituto Mulheres do Varejo visando o desenvolvimento profissional das mulheres do varejo, a construção de laços e networking da igualdade de gêneros nos negócios do varejo, na economia e na sociedade.

Pensando nisso, nós da Bluesoft decidimos trazer alguns nomes para representar o Dia Internacional da Mulher:

Nathália Rodrigues (Nath Finanças) é orientadora financeira e Administradora. Ela tem a missão de ensinar educação financeira de uma maneira fácil e prática para quem nunca estudou ou não entende do assunto. Dialoga principalmente com o público de baixa renda, sejam estudantes, estagiários, desempregados ou trabalhadores que ganham 1 salário mínimo. Mas seu objetivo é que todos os seus seguidores saiam do vermelho e passem a usar o dinheiro da melhor maneira possível, mantendo a saúde mental e financeira.

Cristina Junqueira é uma engenheira e empresária brasileira. É uma das fundadoras da fintech Nubank e atual CEO. Em 2021, ela se tornou a segunda mulher mais rica do país, conforme ranking mundial da revista Forbes, atrás apenas de Luiza Trajano, dona da varejista Magazine Luiza.

Bia Granja é a maior especialista em influência digital do país. Em 2019, ela foi jurada na categoria Social & Influence do Festival de Cannes, o maior evento de publicidade do mundo. O LinkedIn a elegeu uma das pessoas mais influentes da plataforma em 2019, ao lado de pessoas como Luiza Trajano e Guilherme Benchimol.

Nina Silva é executiva de TI, uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo e sócia fundadora do Movimento Black Money. Além disso, também é palestrante e escritora.

Luiza Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil. Também atua como Conselheira em 12 diferentes entidades como IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UNICEF e Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil. Foi primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019 e eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comércio Brasil-EUA. É Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Camila Farani é empreendedora, investidora e educadora. Uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo lista da Bloomberg Línea, é sócia-fundadora da boutique G2 Capital, sócia do Banco Modal e membro do conselho do PicPay e da startup Laura. Bicampeã como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards. Colunista da Forbes, do Estadão e do MIT Tech Review e autora do livro Desistir não é opção: O caminho mais rápido entre a ideia e os resultados se chama execução.

Carol Paiffer é Presidente e Diretora da área de Investimentos da Atom Participações S.A. que trabalha no relacionamento com os investidores, Carol ainda é fundadora da empresa, que tem seu foco voltado a traders do mercado financeiro. Formada em administração de empresas, desde seu primeiro ano de faculdade Paiffer trabalha com a bolsa de valores. Junto de seu irmão, Joaquim Paiffer, fundaram a Paiffer Investimentos. Com política de investimento voltada para day trade, Carol, junto de seu irmão, abriram a Atom Participações, (ATOM3) onde a investidora ocupa o posto de CEO e diretora da área de investimento da Atom.

Taís Araújo além de atriz, administra sua própria carreira e parcerias de negócios, fechando contrato e vinculando sua imagem apenas a empresas que dialogam com ideais e valores que visam transformar e beneficiar a sociedade e o meio ambiente. Há 12 anos é Porta Voz da multinacional francesa L’Oréal Paris, fazendo questão de participar ativamente dos processos de criação de produtos. 

Independente de quem seja a figura feminina que te inspira, todas são mulheres batalhadoras que merecem respeito e espaço na nossa sociedade. Devemos lutar todos os dias para que essas diferenças sejam diminuídas pouco a pouco, dessa maneira, outras figuras femininas irão surgir e conquistar seu espaço. Um feliz Dia Internacional da Mulher para todos.