Tentar vender algo é como um jogo de sedução: é preciso estimular os sentidos, as experiências e as emoções, para convencer e conquistar o cliente. Sendo assim, uma estratégia que pode ajudar muito é o marketing sensorial, uma técnica que permite alavancar vendas, por meio da atração subjetiva do público.

Resumidamente, o marketing sensorial tem como principal objetivo incitar o estímulo dos cinco sentidos do corpo humano: o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição. 

Mas, além disso, a estratégia também pode despertar sentimentos nos clientes, incluindo:

  • A memória e a nostalgia;
  • O desejo;
  • O impulso;
  • O bem-estar.

Isso afeta diretamente a intenção de compra, criando uma atmosfera perfeita para a atração do público. 

No marketing sensorial, os sentidos e os sentimentos podem ser usados em conjunto, de maneira harmônica, ou atuar separadamente, em ações direcionadas. Contudo, o objetivo é sempre o mesmo: construir uma experiência positiva para o cliente.

O marketing sensorial nos supermercados

O supermercado é o estabelecimento ideal para estimular sentidos, pois estamos cercados de aromas, texturas, cores e paladares. 

Por essa razão, o marketing sensorial é uma das principais estratégias dos varejistas, que conseguem aumentar a rentabilidade com ações simples.

Um exemplo clássico é o cheiro de pão quentinho saindo do forno. Alguns supermercados apostam na tática para despertar o interesse da clientela, que, às vezes, não está interessada em comprar um pão, mas fica com vontade ao sentir o delicioso cheirinho.

Ou se não, oferecer petiscos feitos em uma churrasqueira elétrica para espetinho, com o intuito de divulgar o equipamento. 

A experiência de provar algo, sentir o cheiro e poder tocar tem uma influência notável na decisão de compra, contribuindo para alavancar vendas nos supermercados.

Diante disso, percebe-se que o marketing sensorial é responsável por influenciar a decisão de compra, porque:

  1. A experiência é mais relevante para o consumidor do que a comunicação;
  2. Os sentidos criam uma conexão emocional com o público;
  3. O convencimento dos clientes é mais fácil quando o produto é experimentado.

Isso demonstra o quanto nossos sentidos são importantes para a interação com o meio. 

Sendo assim, para aplicar o marketing sensorial, os supermercados precisam compreender como os seus clientes são guiados por aromas, sabores, visões e texturas, explorando cada um desses sentidos para despertar o interesse de compra.

Dicas para aplicar o marketing sensorial em supermercados

Grande parte das sensações que experimentamos é processada de maneira inconsciente. Assim, somos capazes de associar um cheiro com determinadas pessoas, alimentos ou coisas, remetendo às memórias e imaginações. 

Além disso, os sentidos atuam na construção de metáforas na nossa mente, e as marcas podem utilizar disso para passar uma mensagem.

Por exemplo, se um varejo deseja associar um setor com materiais de limpeza, é interessante arrumar a prateleira para supermercado com predominância de cores claras, como o branco e o azul, que dão a sensação de algo limpo. 

Isso não quer dizer que é preciso excluir produtos com embalagens de outras cores, mas sim, otimizar e organizar o espaço das gôndolas.

Abaixo, separamos algumas dicas de como aplicar o marketing sensorial em supermercados, considerando os 5 sentidos humanos.

Visão

A visão é o sentido mais explorado nos supermercados. No que diz respeito ao marketing sensorial, cerca de 80% das informações recebidas pelos clientes são por estímulos visuais.

Como mostrado no exemplo anterior, da organização de cores nas prateleiras, também é importante manter as gôndolas atrativas para os consumidores. 

Se elas estiverem desarrumadas, é provável que a cena não agrade o público, interferindo negativamente nas decisões de compra.

O posicionamento das mercadorias também é importante para fazer parte do marketing sensorial. 

Ou seja, a organização precisa ser estratégica, para propiciar diferentes experiências no público. Por exemplo, os itens que chamam atenção de crianças devem ser posicionados em locais mais baixos, para que fiquem à altura dos olhos dos pequenos.

A organização vale não somente para os supermercados, mas para todo comércio varejista que vise atender bem o seu público. 

Um pet shop, por exemplo, não pode ter um expositor de ração totalmente bagunçado e sujo. Além de incomodar os clientes, a desorganização ajuda a fomentar o acúmulo de insetos e animais peçonhentos – ainda mais, quando lidamos com ração e alimentos.

Ainda na visão, a luz também interfere nas sensações dos clientes. Uma iluminação mais quente e amarelada na seção de vinhos, pode construir um ambiente mais confortável, propício para a compra. 

Já uma iluminação clara e branca nos frios, dá a ideia de um local higienizado, livre de bactérias.

Ademais, os supermercados podem utilizar banners e faixas para anunciar ofertas, promoções, sorteios e outras ações inovadoras dentro do estabelecimento. Esses recursos constroem a identidade da empresa na visão dos clientes.

Durante a estratégia, é importante considerar a questão das cores, pois elas são as que mais incitam os estímulos visuais.

O vermelho e o amarelo geralmente representam algo de relevância, como uma promoção, preço especial ou oferta. 

O verde remete à natureza, por isso, os supermercados costumam utilizar em ações sustentáveis (local de coleta de garrafa pet 2 litros, por exemplo).

O estímulo da visão deve ser considerado na construção da identidade visual do supermercado. 

Por essa razão, é recomendado que todos os elementos de comunicação visual mantenham sempre o mesmo padrão de cores, para que o cliente possa criar uma relação de proximidade com a marca.

A visão consegue repassar os valores do supermercado. Sendo assim, ao planejar a fachada de loja preço acessível, o estabelecimento precisa considerar todos os seus valores e como ele deseja ser visto pelo público.

Audição

A audição é vista como o sentido menos invasivo, mas que também está relacionado com o despertar de sensações, emoções e memórias. 

Um dos recursos mais explorado pelos supermercados e lojas é o da música ambiente, com uma trilha sonora personalizada.

Vale lembrar que a música ambiente deve estar em uma altura agradável, para que os clientes possam conversar normalmente, sem elevar a voz, mas também consigam ouvir a melodia. 

Sons muito altos podem atrapalhar a concentração do público e prejudicar a experiência de venda.

Os jingles também são ótimos na criação de identidade sensorial. Por isso, recomenda-se que o supermercado coloque entre as músicas da playlist o jingle do estabelecimento, para que o cliente crie uma associação positiva, sempre que ouvir o conteúdo em outros canais.

Olfato

O olfato é um dos sentidos mais poderosos para a construção do marketing sensorial. Os odores são capazes de despertar sentimentos, memórias e desejos. É como exemplificamos anteriormente, com o cheiro do pão quentinho saindo da padaria.

Mas, os supermercados podem ir além: espalhar uma determinada fragrância pode ajudar na construção de uma experiência positiva nos clientes. 

Por exemplo, ao vender sacolinhas de TNT preço diferenciado, esses itens podem contar com perfumes com um odor agradável, fazendo com que as pessoas que compraram as sacolas se sintam ainda mais contentes pela aquisição dos produtos.

Paladar

Já ouviu aquele famoso ditado “fisgar pela barriga”? Essa é a intenção do paladar no marketing sensorial: oferecer a degustação de um determinado produto, para que o cliente possa sentir o sabor, pode ser uma forma de influenciar na decisão de compra.

Por isso, normalmente, vemos nos supermercados pessoas oferecendo amostras de bebidas, bolachas, iogurtes, patês, entre outros alimentos. O importante é incitar o desejo de compra, por meio do estímulo de sabores.

Vale dizer que, normalmente, o paladar está associado com o olfato. Muitas vezes, o cliente é atraído até o ponto de degustação, justamente, pelo cheiro.

Os supermercados também podem oferecer ambientes com cafés e bolachas para os clientes. 

Além do paladar, esses espaços de relaxamento com comes e bebes são ótimos para criar laços de proximidade do estabelecimento com o público, pois os clientes se sentem bem tratados e especiais.

Tato

O tato é um sentido pouco explorado, mas que faz toda a diferença no marketing sensorial. Algumas pessoas têm a necessidade de tocar no produto para decidir se irão comprá-lo ou não, sendo influenciadas pela textura. 

Nos supermercados, as pessoas costumam ter contato direto com os produtos, principalmente, com as frutas, hortaliças e legumes, que não estão embalados. 

Mas, o estímulo tátil também pode ser feito com outras estratégias, como um design ergonômico da cesta de supermercado e do carrinho. 

Oferecer a possibilidade de carrinhos com cadeirinhas para crianças também é uma alternativa extremamente vantajosa, principalmente, para os pais que fazem compras com os filhos. 

Com isso, as pessoas farão as compras com maior conforto, melhorando a experiência dentro do estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.