O Marketing Pessoal é importante para todos os profissionais independente da área de atuação. Porém se você trabalha na área de vendas ou com varejo ele é essencial, pois é uma forma de diferenciação mais evidente.

Quer aprender o que é Marketing Pessoal e como desenvolver o seu e o de sua equipe? Então continue lendo:

Afinal, o que é Marketing Pessoal?

Quando vamos comprar um produto, a primeira coisa que fazemos é analisar a embalagem. Verificamos se ela é bonita, se apresenta boa qualidade, se passa todas as informações que precisamos e se é diferenciada em relação a concorrência. E quando falamos de pessoas, principalmente os vendedores, podemos fazer essa mesma comparação, ligando a apresentação pessoal (a primeira impressão) com qualidade que esse profissional vendas.

Como todo produto, nossa “embalagem” é muito importante, mas que fique claro que este não é o único fator decisivo à nos garantir o sucesso nas vendas. E para impulsionar sua carreira profissional a primeira coisa que você deve fazer é ser vendedor de si mesmo.

 

 

Como desenvolver o Marketing Pessoal?

Há algumas habilidades e competências podem lhe trazer e fazer um grande diferencial. Por exemplo:

  • Comunicação
  • Aparência
  • Seriedade
  • Simplicidade
  • Objetivo

A seguir, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Comunicação

Uma boa fluência verbal, bom conteúdo, saber ouvir e falar de forma que todos entendam o que você está dizendo.

Aparência

Se vestir de modo e forma adequada conforme a ocasião, demonstra respeito e preocupação com os demais.

Seriedade

Ser íntegro mostra que não é preciso falar mal de seus concorrentes, para favorecer ou promover seu trabalho.

Simplicidade

Seja humilde, forçar ou usar a agressividade para obter resultados pessoais, só irá lhe prejudicar.

Objetivo

Se concentrar no alvo, diferenciar-se dos demais, torne-se mestre em suas atividades. Isso lhe tornará melhor e potencializa o seu trabalho.

Conclusão

Colocando em prática essas dicas será possível começar a praticar seu marketing profissional de forma mais eficaz.

Essas habilidades e competências podem ser trabalhadas e melhoradas de uma forma simples, basta se colocar no lugar de um produto no qual você compra, fazendo a mesma comparação com você mesmo.

É sempre bom lembrar que o Marketing Pessoal também pode ser aplicado em sua vida particular. Portanto, fazendo o uso correto dessas dicas poderá lhe ajudar em sua realização pessoal e ao sucesso profissional.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.