A geração Z começa a compor cada vez mais a base de consumidores do Brasil.

Segundo uma pesquisa feita pelo Linkedin,  os jovens nascidos entre os anos de 1997 e 2012 prometem ser a maior geração de consumidores, respondendo por gastos que vão de R$ 164 bilhões a R$ 812 bilhões nos próximos anos. 

Mas como vender para um grupo onde apenas 21% se identificam com as iniciativas feitas por marcas ao redor do mundo?

A resposta é: marketing de influência.

Seja por meio de links de afiliados, parcerias com outras marcas ou até mesmo permutas, cada vez mais varejistas estão percebendo que uma campanha de marketing de influência bem planejada pode ajudar a aumentar as vendas.

Ao contrário dos anúncios tradicionais, muitos consumidores sentem uma conexão com os influenciadores por acompanharem seu trabalho há anos, confiando no que eles dizem como se fosse uma recomendação de um amigo.

Sendo assim, como o calcular do retorno deve ser feito?

Embora as métricas de vaidade, como curtidas e comentários, sejam boas, medir o sucesso e o retorno do investimento de uma campanha desse tipo vai além.

Confira abaixo os principais KPIs para calcular o impacto de uma campanha de marketing de influência:

  • Custo médio por clique: isso ajudará os profissionais de marketing a entenderem quanto foi preciso gastar com anúncios para obter um clique no link. Ele pode ser definido dividindo o lucro das vendas de afiliados pelo número de vendas ou cliques gerados.
  • Taxa de conversão: usada para medir a qualidade do tráfego do site após uma campanha. Ao mesmo tempo que os influenciadores contratados estão gerando muitos visitantes, ter visitas únicas com uma baixa taxa de conversão, classifica a qualidade do tráfego como ruim.
  • Participação nas vendas: saiba a participação dos influenciadores no total de vendas feitas durante o período onde a campanha estava acontecendo.

Exemplos de ações para sua marca

  • Unboxing: você já se pegou vendo algum influenciador abrindo um ‘recebidos’? Essa ação é chamada de unboxing, por isso, mandar brindes ou produtos para criadores de conteúdo pode ser uma boa estratégia para atingir novos públicos.
  • Conteúdos especializados: assim como a Loja Santo Antonio, pode ser ideal para uma loja de doces trazer semanalmente chefes com relevância nas redes sociais para participarem de lives temáticas, fazendo receitas com produtos que estão disponíveis para a venda.
  • Divulgação de campanhas e eventos: o envio de press kits para influenciadores não precisa se prender apenas a campanhas novas, também é possível apresentar as principais informações sobre um evento.
  • Cupons de desconto: outra alternativa é a de criar links personalizados que levam diretamente para o seu e-commerce, oferecendo cupons de desconto em nome do influenciador.
  • Afiliados: Na amazon, todo afiliado cadastrado ganha uma comissão pelas compras qualificadas realizadas pelo seu link, ou seja, com um investimento menor em um micro influenciador é possível ter um retorno tão bom quanto o de uma grande personalidade.

Conclusão

Com isso, concluímos que as campanhas de influenciadores são uma ótima maneira de gerar vendas e alcançar novos públicos.

Porém, você deve pensar em qual tipo de influenciador se encaixa melhor na sua marca.

São esses detalhes que diferenciam uma campanha de mídia de um trabalho com influenciadores, por isso, esteja pronto para lidar com imprevistos diferentes dos usuais.

Com uma exposição maior, os questionamentos tendem a aumentar. Por isso, prepare sua equipe para responder sobre o seu produto, sejam dúvidas, críticas ou elogios.

Contanto que toda a comunicação seja alinhada aos seus valores quanto mais oportunidades de fazer com que sua marca seja percebida pelos seus seguidores melhor.

https://bluesoft.com.br/erp-para-distribuidores/