Uma das maiores preocupações de empresários e diretores financeiros é aumentar o lucro das empresas. Porém, você sabe o que é e como calcular a margem de lucro?
Quer aprender o que é margem de lucro e como calcular essa importante métrica? Então continue lendo!
Mas o que é Margem de Lucro?
A margem de lucro é uma representação percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda. Ela é calculada com o preço de venda já formado, mas pode ser usado na formação do preço de venda.
Simplificando, Margem de lucro é a porcentagem que você adiciona ao custo de um produto ou serviço, formando o preço final deste para venda. Geralmente ele está relacionado com a formação de preços e lucratividade da empresa.
Aprenda a diferença entre markup e margem de lucro!
Como calcular a Margem de Lucro
Para calculá-la você deve reduzir do preço de venda, todos os custos envolvidos na produção ou compra do produto, fixos e variáveis. E depois dividir o resultado pelo preço de venda, obtendo assim, a sua margem de lucro.
Agora fique ligado. Caso o resultado seja negativo, significa que você deve repensar a estratégia de venda ou diminuir os custos da empresa.
Na nossa opinião, buscar o corte de custos e fazer uma boa Prevenção de Perdas é sempre uma boa ideia para a operação do negócio.
Já ouviu falar de margem de lucro líquido? Aprenda a calcular essa métrica!
Margem de lucro e o supermercado
É importante destacar que cada setor do supermercado possui uma margem de lucro diferente. Além disso, as margens do varejo já são um desafio por si só. Por isso, defina a melhor margem possível para o seu tipo de negócio com os pés no chão.
Para se ter ideia, segundo o 46º Ranking da revista Supermercado Moderno o lucro líquido do varejo alimentar caiu 0,09 ponto percentual em 2016. Já a receita bruta ficou abaixo da média histórica de 2%.
Quando analisando as seções do supermercado, os resultados são ainda piores. Por exemplo, houve uma queda de 4,4 pontos percentuais na margem bruta do total de seções em 2016, o que impactou o lucro líquido. Dos 14 setores analisados, 11 apresentaram quedas, os mais graves sendo:
- Higiene e Beleza – Queda de 6,8 pontos percentuais.
- Hortifruti – Queda de 6,3 pontos percentuais.
- Mercearia Doce – Queda de 5,2 pontos percentuais.
Ainda de acordo com a pesquisa, a ruptura de estoque, velho fantasma dos supermercadistas, apresentou taxas altas durante todo o ano registrando média anual de 10,4%.
Como estabelecer a margem de lucro ideal
Assim como a precificação no varejo, a margem de lucro a ser perseguida precisa de muito estudo para ser definida.
Para chegar nessa margem, faça uma boa análise de mercado, com uma detalhada Pesquisa de Concorrentes. Formule o preço de venda ideal alinhando os custos da compra ou produção, com o valor que os consumidores estão disposto a pagar. Negocie e, se necessário, faça uma nova seleção de fornecedores. O importante é buscar formas de sair na frente e ganhar mercado!
Conclusão
Agora que você sabe o que é e como calcular a margem de lucro, está na hora de buscar aumentá-la, não é mesmo?
Lembre-se: buscar aumentar a margem de lucro é obter os recursos para reinvestir no negócio e ter tranquilidade frente a crises.