Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão 100% na Nuvem, Gleyci Souza fala sobre a diferença entre Lucro e Faturamento.

Faturamento é a soma financeira que entra no caixa da empresa em determinado período de tempo, contabilizado a partir de vendas de produtos e/ou serviços. Quando está em alta, revela que todos os esforços destinados ao aumento de participação em determinado mercado, proveniente das vendas, estão no caminho certo.

Já o lucro é a soma financeira que sobrou daquilo que foi faturado, retirando todas as despesas operacionais e tributárias destinadas à produção e à venda, as quais a empresas tem que pagar. Essas despesas, conhecidas também como obrigações, são: salários, aluguéis, água, luz, telefonia, manutenções e todos os impostos diretos e indiretos.

Diante disso, é possível perceber que nem sempre um alto faturamento pode ser garantia de geração de lucro; para que isso aconteça, é preciso que a empresa apure de forma consciente todas as despesas fixas e variáveis de maneira que, ao final do período, tudo que faturou possa pagar seus compromissos, inclusive com seus funcionários, e tenha assim sobra de capital, o chamado lucro líquido.

Para que o lucro líquido seja suficiente e garanta o retorno de investimento no prazo determinado, é necessário que a empresa:

– Efetive o planejamento financeiro;

– Controle as despesas operacionais;

– Crie alternativas de melhoria contínua na produtividade;

– Tenha atitude para mudar o rumo da operação quando necessário.

É importante ter a clareza entre o faturamento e lucro, para que os negócios da sua empresa cresçam através da boa administração dos bens.

Assista ao Vídeo. =D

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.