Neste papo Express Wilson Souza fala sobre Leitura X e Redução Z.

A Leitura X é um documento Fiscal emitido pelo ECF que contempla os valores acumulados de Vendas, ICMS, Sangrias entre outras coisas e serve como um controle das vendas do dia. podendo ser emitido várias vezes em qualquer hora sem que afete o uso da Impressora Fiscal.

Já a Redução Z, resumidamente, é o fechamento fiscal diário de um ECF, um cupom onde estão todas as movimentações diárias durante todo o dia de uma loja.

Basicamente ela possui as mesmas informações da Leitura X, porém deve ocorrer somente no encerramento dos lançamentos de Venda, pois ao Fazer a Redução Z as operações da Impressora Fiscal serão finalizadas zerando os totalizadores parciais.

Caso o usuário da ECF ao terminar o dia de vendas não efetue a impressão da Redução Z, poderá fazê-lo normalmente no início do próximo dia. O que não pode ser feito é imprimir a Redução Z no meio do dia e depois tentar passar mais uma venda, aí a impressora não irá aceitar, por isso fique ligado.

A emissão dessas duas leituras é obrigatória diariamente para todos os equipamentos do estabelecimento que estejam em perfeita condição de uso.

Assista ao vídeo. =D

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.