Atualizado: 24/03/2022

A antiga resistência dos varejistas em promover mudanças nas lojas já não é mais realidade após o aumento da concorrência no varejo, atualmente qualquer detalhe pode se tornar uma vantagem competitiva, e o planejamento do layout de loja é um deles.

Afinal, o que é Layout de Loja?

O layout de loja é a organização em escala dos elementos que irão integrar o ponto de venda (ou PDV). Essa representação planeja a disposição de todos os elementos à venda, como por exemplo, corredores, áreas nobres, vitrines, fachadas, entradas e saídas, localização dos check outs e muito mais!

Cada estabelecimento possui necessidades diferentes e para atendê-las existem tipos específicos de layouts. Em outras palavras, replicar o layout de uma sapataria em um supermercado sem nenhum tipo de reflexão pode trazer péssimos resultados.

Por que fazer um Layout de Loja?

O objetivo principal do layout de loja é permitir que o shopper circule livremente pelo PDV, passe mais tempo no local e acabe comprando mais produtos. Enquanto a fachada e a vitrine atraem o cliente para dentro, é o ambiente que vai instigá-lo a ficar.

O ponto de vendas deve estar preparado para receber e satisfazer qualquer tipo de shopper, por exemplo, o que gosta de olhar as gôndolas com calma, o que tem pressa, o que busca promoções, o que tem foco na qualidade, o que busca uma determinada marca e muito mais!

Em outras palavras, um layout bem planejado permite e executado possibilita maximizar as vendas por metro quadrado do PDV.

Além disso, um bom layout atua na redução de custos operacionais do varejo e aumento da lucratividade, ou seja, impacta diretamente na produtividade de uma unidade.

Quais os tipos de Layout?

O layout de uma loja pode seguir diferentes padrões, por isso, trouxemos quatro exemplos abaixo:

Layout em Grade

Layout de Loja - Tudo o que você precisa saber sobre
Fonte: https://www.dotactiv.com/blog/best-store-layout-for-retail
  • Fácil de chegar nos produtos desejados;
  • Eficiente, não desperdiça espaço;
  • Bom para fluxo de Carrinhos;
  • Clientes não são expostos a todos os itens.

Na prática: O mais comum em Supermercados.

Free Flow Layout

Fonte: https://www.dotactiv.com/blog/best-store-layout-for-retail
  • Não há um padrão de fluxo definido;
  • Clientes ficam à vontade para navegar pela loja;
  • Pode ser complexo para clientes encontrarem itens;
  • Bom para compras não planejadas ou impulso;
  • Permite visuais criativo;
  • Não é tão eficiente em termos de uso de espaço;
  • Mais complexo de controlar e repor estoques.

Na prática: Comum em Lojas de Departamento.

Loop Layout / Race Track

Fonte: https://www.dotactiv.com/blog/best-store-layout-for-retail
  • Padrão de fluxo mais controlado.
  • Cliente é exposto a mais produtos na visita à loja.
  • Bom para descobertura de produtos.
  • Estimula compras não planejadas e impulso.
  • Permite displays criativos
  • Fácil de criar atmosfera amigável e relaxada
  • Não é tão eficiente em uso de espaço.
  • Frustrante para clientes que já sabem o que querem.

Na prática: Comum em Lojas de Decoração

Herringbone Layout

Fonte: https://www.dotactiv.com/blog/best-store-layout-for-retail
  • Bom para ambientes estreitos e longos
  • Cria uma passagem única para todos os ambientes.
  • Excelente aproveitamento do espaço.
  • Visibilidade limitada.
  • Pode dar a sensação de amontoamento.

E não se esqueça da Sinalização

A comunicação visual é a alma do negócio, sendo assim, em muitos casos ela pode influenciar na decisão de compra do seu consumidor.

Afinal, entrar em um local onde os departamentos são organizados e fáceis de identificar deixa a experiência de compra muito mais prazerosa. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você tenha uma sinalização de sucesso no seu estabelecimento:

  • Chamada para Ação (call to action): Chamada para participar de promoções, sorteios, campanhas, seguir nas redes sociais, etc, sempre próximos aos produtos para destacar ofertas. Geralmente usados em conjunto com um QRCode,
  • Promocionais: Posters e Vitrines usados para chamar atenção dos clientes e trazê-los para dentro das lojas;
  • Categoria: Ajuda a criar um ambiente especial para que o cliente identifique em que departamento na loja está;

O que levar em conta ao montar o layout do seu negócio?

Há diversos fatores que precisam ser levados em conta para definir o layout de loja. Por exemplo:

  • Tipo de produtos negociados;
  • Localização do prédio;
  • Posicionamento de concorrentes próximos;
  • Público-alvo e Personas;
  • Disponibilidade de investimento da empresa;
  • Branding já construído pela marca (no caso de franquias ou filiais de um negócio);
  • E muito mais!

Conhecer muito bem o público-alvo e o comportamento do shopper que se deseja atrair é fundamental para definir o layout mais assertivo, pois detalhes podem desmotivá-lo a sequer entrar no local. Em outras palavras, um determinado tipo de cliente é atraído ou repelido de acordo com o layout adotado.

Quais as vantagens de mudar o layout de Loja?

Planejar um layout já é um desafio por si só, porém isso é ainda mais complicado quando se deseja renovar um estabelecimento já em operação.

Promover alterações no layout dos supermercados nunca foi uma prática comum no país. Porém, os varejistas descobriram que fazer mudanças pode sim garantir mais vendas.

Diversos fatores podem justificar a necessidade de mudar o layout de uma unidade, por exemplo, novos dados sobre o comportamento do shopper, inclusão de novos itens no mix de produtos (o que pode acarretar em novas seções do supermercado) e muito mais.

Quais os desafios de mudar o Layout de uma Loja?

Os desafios de mudar o layout de um negócio são muitos, porém, podemos destacar, por exemplo:

  • Receita para investir na reforma em questão (ainda mais quando se trata de uma rede de lojas);
  • Desconforto causado no consumidor que passa a não localizar produtos e se frustra por isso;
  • E vários outros.

Para resolver o problema do desconforto dos clientes já habituados a uma certa disposição de corredores e de produtos há algumas técnicas. Uma das principais é investir em sinalizar de maneira clara a nova localização dos produtos.

Além disso, treinar colaboradores e oferecer programas de fidelidade também podem ajudar a evitar perda de vendas.

Diferença entre Layout e Design

Você já deve ter visto pessoas usando layout e design como sinônimos em diversos contextos, não apenas no varejista. Porém, isso é um erro bastante comum.

Podemos resumir a diferença entre Layout e Design da seguinte maneira:

Layout – Se concentra no planejamento e representação gráfica da disposição dos elementos que compõem uma loja.

Design – Leva em conta todos os elementos dentro da loja e o alinhamento deles com o Branding, posicionamento e valores de uma marca. O Design de Loja leva em conta a disposição de corredores e ilhas (assim como o layout), mas também se debruça nas cores usadas, na aplicação da marca, na iluminação do espaço, na experiência de compra e muito mais.

Portanto, podemos dizer que o layout é um dos elementos que faz parte do design da loja. Conseguiu entender a diferença entre uma coisa e outra?

Conclusão

Agora que você sabe o que é layout de loja e a influência que ele pode ter no resultado das suas vendas está na hora de analisar seu ambiente minuciosamente.  

O layout de loja é uma ferramenta estratégica de mais para ser negligenciada ou revista quando se obtém novas informações sobre o comportamento do Shopper.

Será que sua loja tem o melhor layout possível? Afinal, os varejistas já entenderam que ter o produto em estoque é fácil, o desafio é fazer com que eles atraiam a atenção do público.