Agora no sistema Bluesoft pode-se controlar as operações de Mercadorias para Demonstração.

Entende-se por Demonstração como sendo a operação pela qual o contribuinte remete mercadorias a terceiros, em quantidade necessária para se conhecer o produto, desde que retornem ao estabelecimento de origem em 60 dias.

Um exemplo prático ocorre quando um fornecedor introduz um novo produto, como por exemplo um refresco em pó, e para demonstrá-lo é emitida pela fornecedor uma nota fiscal de Remessa para Demonstração, contendo os equipamentos necessários, a fim de montar uma estrutura, para demonstrar o produto.

 

Veja a seguir o passo a passo desta operação no sistema Bluesoft:

1. Passo – Cadastro do produto de patrimônio:

 

Para efetuar o lançamento da nota fiscal de Remessa para Demonstração, será necessário primeiramente cadastrar os produtos no sistema. Estes produtos deverão ser cadastrados como bens de patrimônio, porém de terceiros, visto que não são produtos para comercialização.

Com intuito de separar os itens de patrimônio de terceiros dos itens de patrimônio da loja, fez-se necessário efetuar algumas alterações no cadastro de patrimônio, na tela de itens. Veja a seguir:

 

Nesta tela, serão exibidos os itens de patrimônio separadamente.

 

2. Passo – Lançamento da Nota Fiscal de Remessa para Demonstração:

Conforme comentado anteriormente, o fornecedor emitirá uma nota fiscal de Remessa para Demonstração, contendo os equipamentos. Esta nota fiscal deverá ser lançada no sistema através do módulo de Recebimento de Mercadorias. Veja exemplo a seguir:

 

 

Para este lançamento não será necessário selecionar um pedido de compra, visto que o produto não é para comercialização. No entanto, após a tela de conhecimento de transporte, o sistema exibirá uma nova tela, onde serão selecionados os produtos de patrimônio, cadastrados anteriormente. Veja exemplo a seguir:

 

Após selecionar o produto de patrimônio, informe a quantidade e o custo do produto. Em seguida clique no botão Salvar. Caso seja necessário incluir um novo item, clique no botão Novo Item. Veja a seguir um exemplo de lançamento:

 

 

Quando a nota fiscal for de dentro do estado, as informações de impostos serão pré-definidas. No entanto, quando a nota fiscal for de fora do estado, será necessário destacar o ICMS manualmente, de acordo com a nota fiscal.

 

Após efetuar o lançamento dos produtos, ao prosseguir, o sistema exibirá a tela de totalização, mantendo a funcionalidade atual.

Para este tipo de operação não é permitido emitir nota fiscal de devolução.

 

Após a tela de romaneio, o sistema exibirá uma tela para preenchimento do número de série do item de patrimônio, no entanto a série é opcional. Veja a seguir:

 

O número de série não é obrigatório, pois nem todos os produtos possuem essa informação. Em seguida clique em prosseguir para concluir o operação.

Observação: Neste lançamento será gerada apenas informações de estoque de terceiros e escrita fiscal.

 

3. Passo – Emissão da Nota Fiscal de Retorno de Mercadoria de Demonstração:

No prazo de 60 dias, o destinatário (Loja) deverá emitir uma nota fiscal de Retorno de Mercadoria de Demonstração para o fornecedor. Esta operação será realizada através do menu Operação> Notas Fiscais> Notas Fiscais de Devolução> Retorno de Mercadoria de Demonstração.  Veja exemplo a seguir:

 

 

Após selecionar a loja, no combo de fornecedores, serão exibidos apenas os fornecedores que possuem notas fiscais de remessa para demonstração. Em seguida, selecione os itens desejados para emissão da nota fiscal de retorno. Ao clicar no botão Prosseguir para o Faturamento, o sistema exibirá a tela de faturamento, para emissão da nota fiscal.

 

 Observação: Neste lançamento, o sistema movimentará o estoque de terceiros, além de gerar a escrita fiscal.

 

Para emitir a nota fiscal de Retorno de Mercadoria de Demonstração é necessário ter a permissão 1530 (Retorno de mercadorias de demonstração).