Jornada do Cliente: Nos últimos anos, os consumidores mudaram parte de seus hábitos de consumo e estão mais propensos às experiências digitais.

Os avanços na tecnologia mudaram a maneira como os clientes interagem com os varejistas. Os clientes desejam uma experiência consistente, seja comprando online ou pessoalmente, na hora de pagar por um item, ou até mesmo usando seu programa de fidelidade.

Ao fortalecer a conexão entre compras físicas e digitais, os varejistas podem criar experiências mais agradáveis para os shoppers, impulsionando as vendas e  aumentando a receita. A ideia é oferecer recursos omnichannel, onde a comunicação com o cliente é única independente do momento e lugar que ele está. 

Confira neste artigo do Bluesoft ERP 3 estratégias que você pode implementar para melhorar a Jornada do Cliente na sua loja.

Crie consistência nos canais físicos e digitais

O termo “omnichannel” já é bastante comum nos dias de hoje, mas muitos varejistas ainda não executam o conceito direito.

De acordo com o Gartner, 50% das organizações não conseguem unificar os canais de contato com o cliente, resultando em experiências ruins e desarticuladas que causam atrito com o consumidor.

Para exemplificar, imagine que um cliente pesquisou e encontrou no site da sua empresa um sofá e resolveu ir até a sua loja para verificar a qualidade e conforto do item. Chegando na loja, ele descobre que o produto não está em estoque, o preço é diferente do online ou que a forma de pagamento não aceita parcelamento. Esse tipo de atrito pode transformar um cliente em potencial em uma venda perdida.

Fornecer uma experiência consistente para os clientes é fundamental para a fidelização dele. Os varejistas bem-sucedidos oferecem promoções relevantes, permitem diversos tipos de pagamento, entendem as preferências e o histórico de compras do consumidor e atendem às necessidades exclusivas dos clientes independente do canal que ele esteja

O Momento importa

As necessidades e desejos dos clientes podem variar de acordo com o que eles estão fazendo ou dependendo de sua localização. Compreender o momento do shopper pode ajudar os varejistas a oferecer experiências de comércio mais personalizadas. 

Por exemplo, imagine um fã de esportes que está acompanhando seu time do coração jogar. Se um varejista de artigos esportivos souber que o torcedor está próximo da sua loja ou do estádio do time, ele pode trabalhar com alertas ou mensagens pelo celular com uma promoção de roupas de campeonato no momento em que o jogo terminar.

Outro exemplo, se você é um mercado de vizinhança próximo a uma escola ou faculdade, criar promoções ou facilitar a visualização de Snacks, em horários de saída dos alunos, pode ser uma estratégia interessante para girar o estoque e aumentar os lucros.

Pensar no momento e localidade do shopper pode gerar mais vendas, fornecendo uma experiência de compra personalizada e atraindo mais clientes para suas lojas.

Check Out e Opções digitais

O caixa sempre é um dos pontos da loja que causam mais atrito com o cliente. Simplificar a forma como os clientes fazem o check-out ajuda bastante na hora criar experiências de compra mais positivas. 

E um varejista que consegue integrar opções digitais na jornada de compra, têm maior probabilidade de converter uma venda e oferecer uma experiência mais simples ao cliente. Existem vários exemplos:

Os varejistas tradicionais têm oportunidades de integrar novos recursos digitais em toda a experiência do consumidor. Alguns exemplos incluem comprar online e retirar na loja, usar QR Code para ativar experiências, uso de etiquetas eletrônicas para mudança de preço, self checkouts, aplicativos de localização de produtos, totens para consultar preços, entre outras coisas.

Busque as melhores experiências na Jornada do Cliente.

Para ficar à frente da concorrência, os varejistas devem desenvolver novas estratégias de engajamento e buscar por tecnologias que facilitem a operação no dia-a-dia. É importante notar que essas 3 estratégias te ajudam a aumentar a sensação de valor que o seu consumidor tem do seu negócio.

Porém, é importante que você adapte elas à sua realidade. Alinhe sua estratégia e investimentos para transformar os seus clientes em promotores fiéis da marca.

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Jornada do Cliente: 3 estratégias para Aumentar Receita