Recentemente eu li um artigo interessante falando das vantagens em internalizar e resolvi compartilhar com vocês.

Nos artigos que eu li, ouvi falarem das vantagens que são inegáveis, mas por outro lado percebi um lado negativo que deve ser considerado, leia todo o artigo e fique a vontade para compartilhar sua ideia também.

Vamos lá, imagine você empreendedor com sua nova empresa, onde precisará concentrar total esforço em fazer a empresa progredir, pensar em ter uma equipe contábil já no início não é uma boa opção, concorda? Demandaria grande parte de esforço em montar a equipe e terá certamente um custo elevado,  tendo como melhor opção terceirizar esse serviço.

Pensando nesse cenário inicial, a vantagem é que toda a parte legal da empresa, cumprimento das obrigações tributárias serão cumpridas pelo escritório contábil contratado. Ja aqui vale uma grande dica: Contrate um contador e faça-o seu amigo, pois neste momento você poderá aprender muito com ele, hoje os escritórios contábeis estão muito engajando também em prestar consultaria gerencial baseando-se em seus dados contábeis que irão manipular.

Veja bem, você como bom empreendedor vai pensar sempre no sucesso da sua empresa, no seu crescimento e desenvolvimento, e a partir daí que é sugerido a internalização de alguns serviços que antes eram terceirizados, e no nosso caso a Contabilidade.

Mas por que a internalização?

Pense que sua empresa cresceu, precisa de um controle maior, realizar planejamento e análise mais completos, seja ele financeiro, orçamentário e outros, você precisará dos dados de sua contabilidade ali perto de você e sempre atualizados, sendo necessário a internalização contábil.

Algumas vantagens: Segurança da informação, os processos começarão a serem melhor definidos no seu início,  informações mais acessíveis e em tempo real e maturidade dos gestores em conhecer todo o processo da empresa etc.

Agora veja que para acontecer a internalização da contabilidade, alguns investimentos precisarão ser feitos, e é ai que você precisa analisar se é o momento dessa mudança, pois ao invés de ser uma vantagem passará a ser uma desvantagem no seu negócio.

Pense, você precisará montar uma equipe contábil para realizar a atividade, pois senão as obrigações tributárias começaram e ser descumpridas podendo ter mais gastos com fiscalizações tributárias.

As vezes o caminho ao invés de internalizar a contabilidade na empresa, levando em consideração que é preciso mas não esta preparado é negociar com os escritórios contábeis essa mudança, muitos deles viram que a necessidade é real e se adptaram, criando serviços de consultoria os chamados, alocando recursos do escritório mais dentro da empresa.

Por isso se quer internalizar a contabilidade, tenha certeza em contar com um equipe tributária preparada para realizar o trabalho e vá em frente, caso contrário, pense melhor antes, e considere sempre em usar a contabilidade a seu favor no gerenciamento da sua empresa e não no cumprimento de obrigações ao governo.