A área de compras é importantíssima para as empresas, principalmente para as varejistas, como os supermercados. Logo, medir os KPIs (Key Performance Indicator), ou os Indicadores Chave de Desempenho, é um dos passos para que sua empresa alcance o sucesso.  E na área de compras não é diferente. Afinal, os gestores de compras precisam ficar sempre atentos aos principais indicadores.

Porém, é importante lembrar que o KPI não é igual às métricas. Afinal, enquanto os indicadores são o desempenho de uma determinada operação, as métricas são os números finais. Um exemplo prático para entender a diferença entre eles, é: a quantidade de vendas em um mês é uma métrica. Já a taxa de vendas realizadas por novos clientes é um KPI.

Por isso, para ajudar você, gestor de compras, a melhorar seus números, criamos o texto a seguir. Nele, te mostramos os 4 principais indicadores para gestores de compras ficarem atentos. Confira!

4 Indicadores para gestores de compras ficarem atentos

Como sabemos, definir, medir e tirar insights de KPIs é uma das atividades mais estratégicas da sua área de compras. E, como falamos acima, os KPIs são diferentes das métricas. 

Porém, como eu sei quais são os principais KPIs do meu setor de compras? Pensando em te ajudar, separamos 4 dos principais indicadores para gestores de compras ficarem atentos. Eles são:

  • Ganhos (Savings);
  • Custo Evitado (Cost Avoidance);
  • Lead Time;
  • Itens sob Contrato;

Abaixo, vamos entender melhor sobre eles!

Ganhos (Savings)

Medir seus ganhos, é um dos principais indicadores de compras que você precisa acompanhar. Afinal, ele possibilita que você veja quanto sua equipe de compras conseguiu economizar ao adquirir um produto. Logo, a ideia é calcular a diferença entre o orçamento e a compra em si, possibilitando que você analise a economia gerada por seus compradores, medindo assim, a eficácia de sua equipe.

Custo Evitado (Cost Avoidance)

Apesar de ser parecido com os ganhos, o custo evitado é um pouco diferente. Seu principal conceito é “evitar um custo já dado como certo”. Um exemplo disso, é quando um fornecedor aumentou o preço de um determinado produto e, sua equipe de compras consegue negociar para o valor de antes, evitando assim, este custo. 

Uma de suas dificuldades é justamente provar esse esforço, que muitas vezes é maior que o de Savings, por exemplo. E, para realizar o cálculo é bem simples, basta diminuir o preço pago, pelo orçado.

Lead Time

Essa é uma métrica muito importante ter em seu roadmap, afinal, o Lead Time mede o tempo que um fornecedor leva para entregar um pedido, a partir do momento em que ele é feito. Ou seja, ele avalia qual é a eficiência de cada fornecedor. Ter essa métrica em dia, faz com que sua equipe de compras tenha mais qualidade em seus pedidos, evitando problemas com fornecedores ruins.

Em algumas empresas, é adicionado também o processo que antecede o pedido ao fornecedor, como busca, seleção e cotação dos valores. Isso te dá uma métrica mais completa da eficiência de sua equipe.

Itens sob Contrato

O indicador de itens sob contrato é interessante, pois mostra, não só o poder de negociação do comprador, como também o ganho operacional da área. É simples medir o indicador itens sob contrato, basta pegar o percentual de itens comprados sob contrato e dividir pelo total de itens comprados.

Quando se adquire mais produtos, é possível negociar mais com o fornecedor. Porém, quando há uma redução dos itens sob contrato, pode acontecer redução da lucratividade em cima de um determinado acordo comercial.

Conclusão

Cada um dos indicadores de compras que explicamos nesse artigo, possue suas fórmulas específicas. Porém, este é apenas um dos setores de uma empresa e, dependendo do volume de pedidos, calcular estes indicadores em planilhas pode ser uma tarefa demorada e incerta. 

Por isso, contar com um sistema de BI, que uma possui uma série de dashboards voltados para o desempenho do setor de compras da sua empresa dentro de seu ERP, como o Bluesoft Intelligence, é vital para a saúde do seu negócio.

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