Vivemos na era dos dados. Eles embasam todas as decisões que são tomadas em um supermercado. Afinal, não podemos mais ter como base apenas o “feeling”, como era antigamente. E na área financeira não poderia ser diferente. Por isso, destacamos nesse artigo a importância de conhecer os principais indicadores financeiros para os Supermercados.

Nele, destacamos o que são os indicadores e quais são os principais que precisamos acompanhar dentro da área financeira. Confira!

O que são os Indicadores para os Supermercados

Os Indicadores para os Supermercados, ou KPIs (Key Performance Indicator), são, basicamente, as principais métricas utilizadas para conseguir medir o desempenho dos negócios. 

Em um supermercado, ele normalmente é separado por áreas. Por isso, os indicadores podem ser de compra, venda, estoque, logística, financeiros, contábeis e fiscais. 

Além disso, vale também destacar que os dados analisados são colhidos com diversos relatórios, que podem ser recolhidos periodicamente ou a qualquer momento, a partir de um levantamento.

Após colher esses dados, é preciso refinar e cruzar eles, extraindo assim os melhores insights da área analisada, que no caso desse artigo é a financeira. 

Por isso, conheça abaixo quais são os principais indicadores financeiros para os Supermercados!

Agora sim, vamos ver os principais indicadores financeiros para os Supermercados

Conforme falamos acima, os indicadores, ou KPIs, são as principais métricas que extraímos para analisar o desempenho de uma determinada área da nossa empresa.

Na área financeira, destacamos os indicadores abaixo:

  • EBIT;
  • EBITDA;
  • Custo das Mercadorias Vendidas;
  • Prazo Médio de Renovação dos Estoques (PMRE);
  • Prazo Médio de Pagamento das Compras (PMPC);
  • Ciclo Financeiro;
  • Ciclo Operacional;
  • Capital de Giro.

Abaixo, vamos conhecer melhor cada um deles, para que eles servem e como realizar o seu cálculo!

EBIT

O EBIT (Earning Before Interest and Taxes) ou, em português, Lucro Antes dos Juros e Tributos, é o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido de uma empresa. 

No Brasil, esse índice é conhecido como LAJIR e, para regular como deve ser feito seu cálculo, a Comissão de Valores Mobiliários (CMV), editou a instrução No 527/12. E, segundo a instrução, para calcular o LAJIR: 

“É preciso pegar o resultado líquido do período em questão, acrescido dos tributos sobre o lucro e das despesas financeiras líquidas das receitas.”

EBITDA

Já o EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), ou, em português, Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Esse índice nos ajuda a entender os balanços das empresas, qual o potencial de geração de caixa ao final da atividade e, determina qual é a evolução da produtividade e sua eficiência conforme os anos passam.

Esse é um indicar utilizado para avaliar as empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores. Por isso que, ao ler matérias sobre o mercado financeiro, o EBITDA é um termo sempre frequente.

No Brasil, esse indicador também é conhecido como LAJIDA. O seu cálculo se dá da seguinte maneira:

É necessário pegar o resultado líquido do período calculado, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas, das receitas e das depreciações, amortizações e exaustões.

Vale destacar que, o BI do Bluesoft ERP possui um dashboard exclusivo para que você acompanhe de forma simples e fácil o EBIT e o EBITDA do seu negócio. Clique aqui para conhecer melhor o Bluesoft Intelligence.

Custo das Mercadorias Vendidas

O Custo das Mercadorias Vendidas é um indicador financeiro interessante de se acompanhar. Afinal, ele considera o estoque ocioso, ou, com menor giro, no custo das mercadorias vendidas. 

Ou seja, ele torna-se indispensável de se acompanhar para o supermercadista.

Para realizar o cálculo do Custo das Mercadorias vendidas, temos duas fórmulas, uma quando existem as devoluções e outra para quando não há nenhuma devolução. Elas são:

Nas fórmulas acima, consideramos:  

  • C: Compras
  • DC: Devolução de Compras (Cliente para Loja)
  • DV: Devolução de Vendas (Loja para Fornecedor)
  • EI: Estoque Inicial
  • EF: Estoque Final

Prazo Médio de Renovação dos Estoques (PMRE)

O Prazo Médio de Renovação dos Estoques, ou Prazo Médio de Estoque, é um indicador que mede quantos dias um determinado item fica em estoque. 

Ou seja, ele mostra, em dias, quanto tempo uma empresa leva para vender determinadas mercadorias que estão em estoque. 

Existem algumas fórmulas que nos ajudam a calcular esse indicador. Elas são:

Além disso, vale destacar que o Ciclo Econômico, como, por exemplo, o tempo que uma empresa leva para comercializar seus produtos, é igual tanto para o PME, quanto para o PMRE.

Prazo Médio de Pagamento das Compras (PMPC)

O Prazo Médio de Pagamento das Compras, ou, Prazo Médio de Pagamento, é o indicador que nos mostra o número de dias que o seu supermercado possui para pagar seus fornecedores. 

No caso deste indicador, quanto maior for o prazo para pagamento, é melhor. Afinal, dessa forma você consegue ganhar mais poder de negociação e, consequentemente, conquistar melhores acordos comerciais no futuro.

Para realizar o cálculo do PMPC, algumas formas são:

Ciclo Financeiro

O Ciclo Financeiro é o indicador que mede o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. 

Ou seja, quanto maior o poder de negociação da empresa com os fornecedores, menor é o ciclo financeiro. 

Podemos calcular o Ciclo Financeiro da seguinte maneira:

Na fórmula acima, consideramos:

  • PMRE: Prazo Médio de Renovação dos Estoques;
  • PMRV: Prazo Médio de Recebimento das Vendas;
  • PMPC: Prazo Médio de Pagamento das Compras;  

Ciclo Operacional

O Ciclo Operacional compreende o período entre a data de compra até o recebimento do produto pelo cliente. 

Caso sua empresa trabalhe somente com vendas à vista, seu ciclo operacional possui o mesmo valor do ciclo econômico. 

Para calcular o Ciclo Operacional, temos a fórmula abaixo:  

Na fórmula acima, consideramos:

  • PMRE: Prazo Médio de Renovação dos Estoques;
  • PMRV: Prazo Médio de Recebimento das Vendas;

Capital de Giro

Já o Capital de Giro é tudo aquilo que pode ser transformado em receita para a empresa, seja a curto ou a médio prazo. 

Podemos considerar que o Capital de Giro é toda a soma de dinheiro em caixa + as contas a receber + mercadorias que estão em estoque.

Ou seja, o Capital de Giro pode ser considerado como todo o ativo circulante de uma empresa.

Além disso, também temos o Capital de Giro Líquido, que é um indicador utilizado pelas empresas, para refletir a capacidade de gerenciar as relações com os fornecedores e os clientes.

Para calcular o Capital de Giro Líquido, temos a seguinte fórmula:

E, vale lembrar aqui, a diferença entre os ativos e os passivos financeiros.

Conclusão

Legal conhecer quais são os principais indicadores financeiros para os supermercados, não é mesmo? 

Afinal, conhecer a parte financeira do seu supermercado e saber o que monitorar, é essencial para o sucesso do seu supermercado.

E, para te ajudar a medir esses indicadores, nada melhor do que utilizar um ERP, como o Bluesoft ERP. Afinal, ele automatiza e executa uma série de operações que utilizam os KPIs como base. 

Conheça o Bluesoft ERP e descubra como podemos te ajudar a ter mais agilidade em sua operação.