indices-398x307Neste post quero falar com vocês sobre índices contábeis, quais são eles e sua utilização na análise gerencial da sua empresa.

E poderá visualizar através do Bluesoft Intelligence o dashboard com todas os dados em tempo real sempre que precisar.

Para que servem os índices?

Os índices contábeis fornecem dados valiosos a respeito das operações da sua empresa, permitem fazer uma análise, através de fórmulas matemáticas utilizadas para examinar as demonstrações financeiras,  esses indicadores, podem ser tão ou mais importantes do que a visão de caixa, permitirão saber a sua financeira da sua empresa aos olhos de quem a esta analisando, sendo uma ferramenta importantíssima de comprovação e para gerenciamento.

Quais são os tipos de índices existentes?

Índices de Estrutura

Os indicadores de estrutura são obtidos relacionando-se os valores do capital (próprio e de terceiros) em relação ao montante de recursos aplicados (Ativo). Para fins de análise e tomada de decisões sobre estruturas de capital, são considerados somente os fundos permanentes e de longo prazo.

Veja no dashboard abaixo como poderá visualizar os índices pelo Bluesoft Intelligence, e também detalhados os índices de estrutura, assim como seu cálculo.

Captura de Tela 2015-10-14 às 11.40.29

Índices de Liquidez

Os indicadores de liquidez medem a capacidade de a empresa cumprir suas obrigações, ou seja, pagar suas dívidas, assim medindo sua base financeira, os mais importantes são: Geral, Corrente, Seca e Imediata como pode ver abaixo:

Captura de Tela 2015-10-14 às 11.36.46

Índices Financeiros

Esse índice é muito importa pois mede o volume de capital alocado das operações da empresa, por exemplo, se uma empresa possuir investimentos excessivos em ativos, então seu capital operacional será desnecessariamente alto, o que reduziria seu fluxo de caixa livre. Por outro lado, uma empresa que não possui ativos suficientes poderá ter suas vendas reduzidas, prejudicando a rentabilidade, o fluxo de caixa livre e o preço de suas ações.

Veja abaixo também os diversos índices financeiros e seus significados e forma de cálculo.

Captura de Tela 2015-10-14 às 11.50.32

Índices de Rentabilidade 

Os índices de rentabilidade evidenciam o quanto renderam os investimentos efetuados pela empresa. A rentabilidade pode ser entendida como o grau de remuneração de um negócio. Retorno é o lucro obtido pela empresa.

Captura de Tela 2015-10-14 às 11.38.17

Esse é um entre os diversos dashboards existentes no Bluesoft Intelligence feitos para ajudá-lo a gerenciar a sua empresa.

Acesse aqui e veja outros exemplos, e se tiver interessado em saber mais entre em contato com nossa equipe comercial para agendar uma demonstração.

Até mais!