Vêm se tornando cada vez mais normal, encontrar embalagens ou prateleiras que tenham o QR Code para que o consumidor encontre informações extras sobre o produto.

Por isso, para que você entenda a importância de oferecer ao seu consumidor, toda essa rastreabilidade e também para que você conheça como funciona essa tecnologia, criamos o texto a seguir.

Nele, destrinchamos tudo sobre o uso do QR Code para oferecer cada vez mais informações para o seu consumidor. Confira!

O que é o QR Code

O QR Code (Quick Response Code) ou, em português, Código de Resposta Rápida, é um tipo de código de barras que é lido através da câmera do celular ou de um aplicativo leitor de QR Code. 

Ele foi criado pela empresa Denso Wave, em 1994, que buscava melhorar a catalogação das peças automotivas que eles produziam. 

Pouco tempo depois, em meados de 2003, essa tecnologia foi sendo implementada em diversas frentes, como as revistas e campanhas publicitárias. Afinal, ele permite que você armazene mais dados que um código de barras normal. 

Por isso ele é bastante utilizado em campanhas de marketing e, até em cartões de visita, uma vez que ao ser escaneado, ele já salva automaticamente os dados como contato. Isso facilita o acesso às propagandas e também a captação das informações sobre o seu lead. 

Afinal, muitas vezes ele é impactado nas mídias offline e realizam a compra online. Isso permite que os departamentos de marketing tenham maior rastreabilidade e consigam calcular o ROI das campanhas.

Como o QR Code vem sendo utilizado no varejo alimentar

Já o seu uso pelo varejo vêm se tornando cada vez mais comum, graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia. 

Além disso, uma das maiores demandas dos consumidores estão sendo atendidas graças a ele, que é o de ter maior rastreabilidade dos alimentos, principalmente quando falamos de FLVs e carnes.

Afinal, apesar de ser lei garantir a rastreabilidade de alimentos como FLVs e Pecuária, tivemos alguns escândalos recentes em outros países que nos alertaram sobre a importância de conhecer a procedência desses produtos.

E, graças a essa lei, os supermercados modificaram suas gôndolas e, os produtores suas embalagens. Afinal, a inclusão do QR Code é algo necessário e que o consumidor aguarda. 

Além disso, essa prática traz diversos benefícios para o varejista. Vamos conhecer os principais, no tópico abaixo!

Principais benefícios do uso do QR Code no Varejo Alimentar

Como falamos acima, oferecer maior rastreabilidade dos seus produtos para o consumidor é algo que ele anseia. E, quando o varejista possui esse tipo de diferencial em sua loja, podemos observar alguns benefícios. 

Os principais benefícios que observamos, são:

  • Aumento da confiança do consumidor no seu produto;
  • Facilidade de passar os valores nutricionais dos alimentos;
  • Aumentar as vendas casadas entre alimentos com a sugestão de receitas;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses benefícios!

Aumento da confiança do consumidor no seu produto

Oferecer a rastreabilidade está relacionado ao aumento na confiança do seu consumidor com a sua marca ou supermercado. Além disso, essa é mais uma oportunidade da sua empresa se conectar com seu cliente.

E isso é possível de diversas maneiras. Seja através do cultivo sustentável. Ou então de garantir, por exemplo, que os alimentos de origem bovina não contribuam para aumentar o desmatamento, como é o caso do Walmart, que assumiu esse compromisso em suas operações globais.

Por isso, é importante sempre ter em mente o seu público alvo e buscar cada vez mais maneiras de se conectar com ele, como, por exemplo, utilizando a sustentabilidade como válvula de atração. 

Facilidade de passar os valores nutricionais dos alimentos

Além de oferecer maior rastreabilidade dos alimentos, o QR Code pode ser utilizado para passar os valores nutricionais de cada alimento de maneira mais detalhada. 

Uma alternativa que os fornecedores possuem, é o de oferecer um detalhamento melhor dos produtos para o consumidor. Afinal, é comum que muita gente leia a embalagem e fique “perdido” com o conteúdo dela.

E, além de oferecer esse detalhamento com uma explicação melhor de cada um dos nutrientes presentes no alimento, é possível ainda dar outro uso para o seu QR Code. Estamos falando aqui sobre a possibilidade de incluir um storytelling sobre o produto. 

Informações sobre como ele foi produzido, os produtos utilizados, as origens de cada ingrediente, entre outras, são importantes porque demonstram a preocupação de sua marca com seu cliente. 

Por isso, não deixe de utilizar o QR Code como um aliado do seu produto. Ele é importante para aumentar o engajamento do seu consumidor com sua marca.

Aumentar as vendas casadas entre alimentos com a sugestão de receitas

Além de oferecer rastreabilidade, mostrar a forma como os alimentos são feitos e de destrinchar a tabela nutricional deles, o QR Code pode ser utilizado para aumentar suas vendas casadas!

Um exemplo de rede que utiliza bem essa facilidade, é a do Carrefour. A marca francesa implementou nos produtos de fabricação própria, um QR Code que dá acesso direto ao Cybercook (plataforma que contém sugestões de receitas, criado pela empresa.). 

Ao escanear o QR Code, o consumidor ganha tempo, uma vez que o Cybercook sugere receitas que utilizem o ingrediente escolhido como protagonista. 

Além disso, a plataforma também mostra o tempo médio de preparo, os ingredientes e a média de preço do prato, além de outras receitas que podem ser feitas com os produtos que sobrem.

Essa é uma ideia do que de como utilizar o QR Code pode incentivar a compra de outros produtos de sua marca, fidelizando cada vez mais o seu consumidor.

Conclusão

Legal entender como o uso do QR Code é importante para o seu consumidor, aumentando sua percepção de valor em relação ao seu supermercado, não é mesmo?

Além disso, o QR Code pode ser utilizado também como uma forma de pagamento, permitindo que seus consumidores utilizem suas carteiras digitais para pagar suas compras. 

Isso mostra a importância dessa tecnologia, que está se consolidando cada vez mais no mercado e já ganhou os consumidores.