A precificação no varejo é um processo que demanda grande atenção do lojista. Principalmente devido ao grande número de mercadorias em que é necessário aplicá-la. Por isso, esse processo exige habilidades em análise, escolha, medição e correção.

Precificar corretamente implica estabelecer um preço que além de cobrir todos os custos ainda gere retorno pelo esforço e risco empregado. Portanto, caso queira entender a real Importância da Precificação no Varejo confira, continue lendo!

Precificação no Varejo

Para muitos varejistas, a precificação é considerada a “alma” do negócio. Contudo, este processo exige habilidades em análise de dados, concorrentes, escolhas de metodologias, medição de resultados, correção e testes periódicos.

É na precificação que você irá realmente entender o seu público. Quanto ele está disposto e por qual motivo ele compra o seu produto. Enfim, ele compra pela qualidade, pelos benefícios, utilização do bem ou simplesmente pelo preço?

Abordagens mais comuns sobre a precificação

São duas as abordagens mais difundidas em relação à Precificação no varejo.

  • A primeira dela é econômica, que pode ser feita a partir da fórmula “custo + imposto + lucro”;
  • E a segunda com base no mercado, observando-se os preços adotados pela concorrência.

Com esta abordagem, a empresa de varejo define a precificação dos seus produtos levando em consideração a sua capacidade de produção ou de compra. Você também monta o planejamento com base no objetivo de lucro, estipulando o preço a partir de escolhas individuais da própria empresa.

Por outro lado, a abordagem de mercado se caracteriza como um método de precificação com foco externo. O foco primário desta abordagem para a definição de preços é decidido ao se observar o comportamento de outras empresas.

Para definir qual dessas duas abordagens é a melhor para uma empresa, é preciso analisar outros diversos fatores como:

  • Market Share de uma empresa no mercado;
  • Os níveis de concorrência;
  • Diferenciais de cada produto ou serviço;
  • Entre outros.

Em muitos casos, uma mesma empresa pode utilizar esses dois tipos distintos de abordagem para categorias de produtos diferentes.

Estratégias de precificação no varejo

Existem várias estratégias de precificação amplamente utilizadas mundo afora. Uma das que mais se destacam é a EDLP (Every Day Low Price), algo como “Preço Baixo Todos os Dias” em português.

Através dessa estratégia, os preços dos produtos são tabelados a níveis mais baixos, sofrendo assim pequenas variações temporais. Esse método funciona melhor para as grandes corporações, pois contam com um grau elevado de poder de compra, acordos comerciais e sistemas de Tecnologia de Informação fortes.

Com esse modelo, a empresa mantém uma demanda mais constante, resultando em estoques menores e gastos reduzidos com promoções e marketing.

Outra estratégia muito utilizada é a HiLo (do inglês, High Low), que em uma tradução livre significa “Alto-Baixo” em português. Nela, os preços são mantidos num patamar mais elevado, realizando periodicamente promoções oferecendo o produto com o preço reduzido.

Essa estratégia consegue atrair os consumidores que procuram por preços baixos e ao mesmo tempo, permite que os estoques sejam regulados rapidamente.

No mercado brasileiro, não é comum ver redes varejistas utilizando a estratégia EDLP de forma plena. No geral, os supermercados preferem a HiLo pelo fato da atividade promocional estar presente na rotina de compras dos consumidores do país.

Confira este vídeo falando sobre Precificação no varejo Inteligente:

Cálculos sobre o preço de custo e a margem

Na teoria, a fórmula para o cálculo dos preços é fácil, sendo composta por três fatores:

Preço de custo + Impostos + Lucro.

Portanto, o aspecto mais importante a ser considerado para a definição dos preços é descobrir qual margem de lucro é a mais correta. Neste caso ela só pode ser encontrada quando todos os custos do produto tiverem sido muito bem calculados.

Para isso, é fundamental saber e calcular todos os impostos incidentes do produto. Desde o processo de compra ou fabricação, até o preço de venda, uma tarefa que pode ser um pouco mais complicada do que muitos imaginam.

Nessa etapa, é essencial ter na ponta do lápis o custo dos impostos, incluindo taxas, procedimentos e tarifas. Sendo que este é um trabalho que precisa ser realizado de tempos em tempos e revisto por um profissional da área, como um contador.

Por fim, também é preciso levar em consideração a margem objetiva que deverá ser alcançada com o produto ou serviço. O termo margem objetiva existe pelo fato de nem sempre essa margem ser alcançada. Principalmente em razão das promoções que podem ser feitas pela empresa varejista.

Para definir essa margem, é necessário considerar a demanda do produto e os seus diferenciais, que levam os consumidores a querer comprá-lo.

Departamento de Pricing

Em função da complexidade desse tema, muitas empresas de varejo optaram por criar um departamento especializado na definição de pricing. Essa área é fundamental pois, trabalha com a otimização da margem bruta e da margem de vendas.

Isso é feito através de um time de profissionais especializados que realizam sistemas de modelagem, pesquisam os preço da concorrência e fazem análises constantes do mercado.

Em princípio, essas empresas ao definirem os seus preços, consideram duas esferas, a loja e o produto. Nos termos da loja, são considerados fatores como localização e concorrência. Já em relação ao produto, são destacados qual o objetivo da categoria, a sua sazonalidade e regionalidade, por exemplo.

Dessa forma, uma loja que esteja bem localizada, onde não há muita concorrência, poderá cobrar valores superiores ao de uma loja considerada mal localizada.

Foi a partir disso que o conceito chamado clusterização foi criado. Ele consiste na definição dos preços de acordo com um grupo de lojas semelhantes. Portanto, investir na precificação correta para o seu negócio é uma das maneiras mais assertivas de maximização de lucro.

Conclusão

Por fim, lembre-se os consumidores compram para satisfazer suas necessidades e desejos. E querendo ou não, primeiro eles analisam se o preço está dentro do esperado e estipulado pelo mercado.

Em resumo, uma boa formação do preço de venda é a chave para o sucesso. Ela é que garante a sobrevivência da organização e permite planejar seu o futuro. Mais do que a gestão da empresa, você também necessita realizar um estudo aprofundado de seus consumidores e competidores de mercado. Só assim tomar decisões estratégias mais interessantes para todos os envolvidos.

Precificação no Varejo