Segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo ou IDV, o comércio, representa cerca de 1/4 dos todos os trabalhadores formais brasileiros. O setor supermercadista é um dos que mais gera emprego no país que conforme o ranking ABRAS 2021 possui mais de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos. 

O Varejo é a porta de entrada para muitos no mercado de trabalho. Porém, reter e engajar talentos no setor é um desafio. Segundo uma matéria da revista Novarejo, o percentual de rotatividade no segmento ultrapassa 35%. E os custos de perder um colaborador, é sempre significativo, envolve despesa monetária, gera estresse, perda de cultura, clima tenso e pode até refletir problemas com o cliente.

E ser uma empresa que trata as pessoas como o centro de sua operação se torna cada vez mais importante. O Famoso People Centric. E se engana quem pensa que é focar somente no cliente. É focar também no seu colaborador, ele se sentir parte da organização, se sentir protegido, respeitado, remunerado de forma justa, ser feliz no trabalho, algo que nunca esteve tão em alta. 

Porém, como o empregador, pode entender e auxiliar o colaborador e proporcionar um ambiente adequado para ele?

Por isso, neste décimo segundo episódio da quarta temporada do Bluesoft Podcast (T4E012), Wilson Souza conversa com Amanda Souza, Diretora Regional na Great Place to Work® Brasil, sobre o GPTW e a Gestão de Pessoas no Varejo. 

A entrevista, em tom de conversa aborda temas como: indicadores para melhorar o desempenho e produtividade dos colaboradores, People centric, importância de ter uma área de Gestão de Pessoas, o que é o GPTW e como é que as organizações se beneficiam de ser uma das empresas Great Places to Work, ranking, diversidade, liderança  e Gestão de Pessoas no Varejo, entre outras coisas.

Confira o áudio e o vídeo:

#GPTW #GestaoDePessoas #Varejo #BluesoftPodcast​

Fontes: 

———————————————————————————————-

Confira nossos Canais de Podcast: