Muitos baseiam o sucesso de suas operações em poucos indicadores como, por exemplo, o faturamento bruto.

O faturamento não é o único indicador para medir a saúde de uma empresa. Existem outras métricas que podem ajudar a avaliar o sucesso da operação. Entre eles podemos destacar o GMROI.

Entretanto, antes de entrarmos na questão desta métrica, precisamos falar de fatores importantes que vão ajudar nesta definição.

Gestão de Estoque

Uma boa gestão de estoque é muito importante no varejo pois o seu negócio basicamente se resume em comprar bens e revendê-los. O estoque representa aproximadamente 75% dos ativos financeiros da operação.

Entretanto, convém lembrar que, a partir do momento que se compra uma mercadoria, ela vale menos a cada dia. Quando o estoque está muito alto é um possível sinal de baixa demanda, levando a uma diminuição das vendas. Ainda que a venda esteja crescendo, se o estoque está cada vez maior, os produtos com pouco giro acabam tomando espaço físico importante que poderiam ser usados por produtos de maior giro.

Por fim, se não houver uma boa gestão do estoque, estes problemas podem se transformar em quebras que são o grande pesadelo de um empresário.

Um dos fatores usados na gestão de estoque é o giro de estoque. Ele é considerado um medidor de desempenho, que através de uma fórmula, demonstrará a quantidade de vezes que cada um dos itens foi renovado dentro de um determinado período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição do item.

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Margem de Lucro

A margem de lucro é outro indicador importante. Manter uma boa margem de lucro é essencial para evitar grandes prejuízos. Entretanto, quando o estoque “encalha”, não se vê outra alternativa se não reduzir os preços de venda diminuindo muito a margem de lucro.

Uma forma simplificada de cálculo da margem é:

 

Margem Bruta = Preço de Venda – Preço de Custo

 

De forma mais abrangente podemos dizer que:

margem

Onde o CMV é o custo da mercadoria vendida.

Quanto maior a margem bruta maiores serão as condições de pagar pela operação do negócio e seus custos. Desta forma, aumentar a margem de lucro é imprescindível para o sucesso nos negócios.

 

GMROI  (Gross Margin Return on Inventory – Retorno de Margem Bruta sobre Estoque)

O GMROI é uma forma de relacionar a margem bruta e o giro de estoque com o fim de obter o retorno do investimento em estoque. É uma utilizado para identificar os produtos que têm um maior retorno de investimento, ou seja, qual produto teve maior contribuição para a composição da margem geral da empresa.

Seu cálculo pode ser realizado da seguinte forma:

gmroi

Ou simplesmente:

gmroi2

 

Exemplo:

Um produto, ao longo de um ano, teve margem bruta no valor de R$ 70 mil e o estoque médio foi de R$ 150 mil.

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Ou seja, no período de um ano, cada um real investido no estoque deste produto rende R$ 0,47 em resultado bruto.

Este indicador será muito importante para identificar produtos que necessitem de maior estocagem para que chegue em um percentual de GMROI maior. De forma semelhante, poderá identificar produtos que quase não precise de estocagem pois com poucas vendas já consegue atingir o GMROI ideal.

Podemos então ver claramente que não se pode medir a saúde de uma empresa apenas pelo faturamento bruto. É indispensável tomar outros indicadores que venham a nos ajudar nesta tarefa tão importante.